Passa-pratos garante fácil integração entre cozinha e varanda deste apê
A arquiteta Rosangela Pena assina a reforma do imóvel de 165 m². Despensa, passo-pratos e portas mimetizadas foram soluções empregadas no projeto.
A arquiteta Rosangela Pena, à frente do seu escritório homônimo, foi designada pelos moradores deste apartamento para realizar a reforma do imóvel de 165 m² que teve o layout remodelado com a adição de boas ideias e recursos que se conectaram com a essência dos moradores. “O mix entre tons amadeirados e cores neutras nos permitiu entregar ambientes harmoniosos e que propiciam as sensações que sempre sonhamos: aconchego e amplitude”, avalia ela sobre o moodboard implantado. Veja os destaques do projeto:
Área social
Próximo à porta de entrada, o lado que abarca a sala de estar ganhou um amplo painel que mimetiza a porta do lavabo e o acesso aos dormitórios.
Para valorizar o recurso, Rosangela incluiu detalhes ripados que deixaram o ambiente muito mais refinado.
Formado por um ‘L’, as dimensões generosas do sofá são perfeitas tanto para a convivência familiar, como também pela satisfação de recepcionar, de maneira calorosa, os convidados. “O formato da sala de estar deixa as pessoas mais próximas, concedendo momentos muito mais agradáveis”, pontua a arquiteta.
Em uma referência bem próxima ao piso, que também envolve o estar, a mesa de jantar destaca beleza da madeira, inclusive em sua base muito bem trabalhada, e a estrutura das cadeiras, com um total de oito lugares.
Varanda gourmet
Perfeita para os finais de semana, a varanda foi composta pela churrasqueira a gás com uma disposição completa da bancada e a ilha que acoplou as cervejeiras, que deixam as bebidas na temperatura certa e à mão.
Para o acabamento, Rosangela elegeu a lâmina sinterizada, com efeito marmorizado, que somou à proposta visual do projeto e por entregar os benefícios da facilidade de limpeza e a despreocupação na usabilidade do dia a dia por ser resistente aos impactos e às altas temperaturas.
Como um oásis de descanso, na varanda Rosangela idealizou um cantinho despojado que serve como uma segunda sala. Nos generosos sofás-poltronas, o espaço evoca bem-estar e a naturalidade novamente deu o tom com a madeira evidenciada nos móveis – incluindo a estante e a caixa ripada que disfarça a condensadora do ar-condicionado.
Para simplificar a limpeza do piso da varanda, considerando a utilização da churrasqueira e a presença do cachorrinho, que faz parte da família, a reforma incluiu a instalação de porcelanato. Já na sala, o piso foi restaurado, aproveitando a madeira já existente.
Soluções arquitetônicas que otimizam o cotidiano
Antes da reforma, a planta original da cozinha dispunha de três portas que a deixava segregada. Todavia, considerando a relevância de tê-la, de certa forma, interligada com a área social, o projeto realizado pelo escritório incluiu um passa-prato para facilitar a transição.
O item simplifica a rotina do servir, especialmente nas ocasiões em que os moradores estão com seus convidados. “Entregamos uma forma eficiente de transitar com os alimentos prontos, sem a necessidade de dar volta em todo o ambiente”, diz a arquiteta.
Reservada, a despensa, no recuo da cozinha é acessada pela porta de correr. Para a iluminação, a arquiteta Rosangela Pena investiu no LED embutido no forro e, para deixar o cantinho das refeições rápidas ainda mais envolvente, a bancada suspensa de madeira, com canto arredondado, foi complementada pela parede revestida com o icônico subway tile. O charme do ambiente é arrematado pela prateleira suspensa.
Área íntima
Tão importante quanto os espaços de convivência, os dormitórios reservam a oportunidade de estarmos em nossas individualidades para desfrutar daquilo que gostamos como meio de descansarmos e nos sentirmos bem.
Assim, no quartinho da filha do casal, a reforma contemplou a substituição do papel de parede e a inserção do azul, sua cor preferida, enquanto na suíte master, se destacam o toque refinado da cabeceira de couro e o rack que acompanha o painel da TV.
Floração rara de palmeira no Jardim Botânico do Rio demora 70 anos para acontecer
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Jardim no quintal e corredor: como criar um oásis verde em casa
Casa aposta em paisagismo tropical com 19 espécies de plantas
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações





