Casa Created with Sketch.

Paralelos mínimos

Casa de Marcio Kogan faz de grandes volumes retilíneos espaços acolhedores que homenageiam o melhor da arquitetura paulista.

Um número mínimo de planos define as áreas de uma ocupação elegante pela economia de volumes e superfícies. A Casa 6, projeto de Marcio Kogan e sua equipe para uma família paulistana, é uma intervenção quase minimalista no espaço, um terreno de 890 m² que deu origem à morada de 995 m², distribuídos em três níveis. Composta de dois volumes que se desenvolvem em planos e vãos largos, a construção herda a mais pura tradição da arquitetura paulista, ao valorizar ao máximo os materiais da estrutura – no caso, o concreto aparente, a pedra moledo e a madeira de demolição. Da mesma influência moderna, vem o uso de vãos largos, como a varanda interna suspensa por pilotis, coração do projeto. “Sua principal característica é a organização dos espaços ao redor da varanda”, diz Marcio Kogan. “Reflexo direto da família que a habita – um casal com quatro filhos adolescentes -, a casa é cheia de vida, desenhada para o encontro e a interação entre todos”, continua o arquiteto, que assina a proposta com Eduardo Chalabi e o projeto de interiores com Mariana Simas e Diana Radomysler. Clássicos do design internacional e brasileiro, como cadeiras Lucio e Oscar, de Sergio Rodrigues, contracenam com peças desenhadas pela equipe de Kogan, em uma composição que invoca a todo momento a sensação de conforto, como contraponto à amplidão geométrica proposta pelo programa. A luz é outra compensação ao desenho retilíneo da proposta. “Uma iluminação sutil, indireta, com pontos de luz focal para leitura em alguns lugares, é o que cria o clima de um ambiente à noite”, conta Mariana Simas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s