Painéis de madeira vedam a fachada desta casa

Recato mineiro. Com a fachada discreta, vedada por painéis de madeira, esta casa preserva a intimidade dos donos: do interior se vê tudo, mas de fora apenas a bela arquitetura.

Por Por Edson Medeiros e Vera Barrero | Fotos: Jomar Bragança | Ilustrações: Fabio Flaks Atualizado em 14 dez 2016, 12h34 - Publicado em 22 set 2010, 14h58

“Desenhar é meu grande prazer”, diz o arquiteto mineiro Gustavo Penna. Prova disso é esta construção de 2009. Feita para um casal de amigos em Nova Lima, MG, inspira declarações poéticas do autor: “É uma homenagem ao ar, às nuvens e às estrelas”, diz ele, referindo-se às paredes transparentes, que deixam os moradores em contato com a paisagem. Porém, ele fez questão de garantir a sensação de recolhimento à família. “A fachada não mostra tudo, a casa tem aquele recato mineiro.” Minimalista nas linhas, a morada exibe pouca varie- dade de materiais e espaços integrados que estimulam a convivência – filhos e netos estão sempre por perto, fazendo deste retiro bucólico “um ponto de encontro poderoso”, nas palavras do profissional.

Publicidade