Neste apartamento pequeno, a cozinha tem piso amarelo
Cores fortes, cimento queimado, móveis laqueados. Escolhas como essas nortearam a reforma e decoração do apartamento recém-construído
Por Reportagem Deborah Apsan (visual) e Lara Muniz (texto) | Design Júlia Blumenschein | Fotos Cacá Bratke | Ilustração Campoy Estúdio
access_time
19 Jan 2017, 13h24 - Publicado em 7 Dec 2012, 21h04
Matéria publicada em Arquitetura & Construção #308 – Dezembro de 2013
Antes da mudança para este endereço, há menos de seis meses, Rosi e Cássio viviam cada um numa casa. O apartamento de 74 m² comprado na planta é a primeira morada do casal. “Queríamos um espaço para trabalhar e receber os amigos. E cores”, diz Rosi. Após a entrega das chaves, eles chamaram os arquitetos paulistas Fabiana Stuchi e Carlos Leite para dar forma – e matizes – a essas vontades. Na distribuição, a novidade foi o surgimento da suíte e a conversão do banheiro existente em lavabo. “Como a planta original era livre de divisórias, acrescentamos elementos mais dinâmicos do que paredes: marcenaria sob medida para delimitar cada canto”, revela Fabiana. Neutro, o piso foi mantido no concreto, protegido com resina hidrofugante. Aos poucos, o lar se fez com boas ideias para os interiores e o almejado colorido.
-
1.
zoom_out_map
1/11
Entrada de impacto. Ao abrir a porta, a primeira visão é a do piso vibrante da cozinha.
-
2.
zoom_out_map
2/11
A concisa área de circulação traz uma luminária de policarbonato junto ao teto.
-
3.
zoom_out_map
3/11
Destaque para a viga que cruza o apartamento e traz lâmpadas fuorescentes inseridas em cima e embaixo. Quase sem paredes, o apartamento usa marcenaria para definir os espaços. O armário de laca preta, na entrada, é multiúso: além de abrigar a geladeira na cozinha, esconde a adega na face central e guarda livros no lado da sala. A porta branca é do lavabo.
-
4.
zoom_out_map
4/11
Praticidade em alta. Resina epóxi amarela (ESP) recobre o piso da cozinha: sem juntas, o acabamento agiliza a limpeza.
-
5.
zoom_out_map
5/11
A resina epóxi do piso da cozinha garante a ligação com a área de serviço, assim como a bancada de granito, que vai de uma ponta à outra, e o forro num único nível, dotado de iluminação embutida.
-
6.
zoom_out_map
6/11
A área de jantar fica totalmente integrada à sala. tem como destaque o painel de ladrilhos hidráulicos com estampa geométrica criada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha para a Dalle Piagge. Note como as tonalidades das peças harmonizam com as outras cores presentes no imóvel.
-
7.
zoom_out_map
7/11
Assim nasceu a suíte. Pensando em receber os amigos confortavelmente, o casal transformou em lavabo o banheiro previsto pela construtora no centro do apartamento e criou outro, que serve à suíte. “transferimos o boxe para o novo ambiente e adotamos um vaso sanitário com saída horizontal”, detalha a arquiteta Fabiana stuchi. O armário apresenta três faces úteis: uma voltada para a cozinha (que contém a geladeira), outra para o hall de entrada e a última para o estar. Área: 74 m2. Ano do projeto: 2011. Conclusão da obra: 2012. Projeto: Stuchi & Leite Projetos. Execução: Eduardo Stuchi.
-
8.
zoom_out_map
8/11
Bem-estar sob medida. Adotada para economizar espaço, a porta é de correr – e pode ser vista no refexo do espelho. No novo banheiro, coube até uma bancada de granito branco com duas cubas de apoiar (Deca). O piso, de mármore piguês, veio da Lesec Mármores e Granitos
-
9.
zoom_out_map
9/11
Adesivos enfeitam a cabeceira da cama.
-
10.
zoom_out_map
10/11
Entre a sala e o quarto, a divisória é de marcenaria e abriga o home theater (do outro lado ela funciona como guarda-roupa). Duas portas laterais de correr facilitam a circulação no dia a dia e garantem privacidade. Execução de Ailson moura.
-
11.
zoom_out_map
11/11
Casamento perfeito entre cores. Com o piso e a laje de concreto mantidos aparentes nas áreas íntima e social, a presença do cinza estava garantida e definia uma boa base neutra. “Queríamos ter cor em casa, mas sem tons marcadamente masculinos ou femininos”, revela Rosi, a moradora. Elegeu-se então o amarelo para delimitar a cozinha – o sofá da sala dá continuidade à escolha. O azul entra no esquema como matiz complementar, junto ao preto da marcenaria. Equilibrada, a cartela lança mão de tons fortes sem pesar no ambiente.