Nesta casa, a reforma restaurou as feições dos anos 50
Memórias preservadas: respeitando a história da família, a reforma angariou atrativos como lareira, ofurô e churrasqueira
Por Por Danilo Costa e Silvia Goichman Fotos: Victor Affaro
access_time
20 Dec 2016, 22h26 - Publicado em 19 Jun 2009, 12h11
Os azulejos portugueses, no balcão sob a janela, seduziram a minha avó e a convenceram a comprar esta casa, nos anos 50. Depois que ela faleceu, em 2004, eu decidi morar aqui, mesmo sabendo que os espaços precisavam se adaptar aos dias de hoje. A questão é que eu não queria descaracterizar o imóvel e perder as histórias da família, que me faziam olhar para cada canto com carinho. Como os azulejos também me encantavam, eu os restaurei. A fachada mudou de cor, mas continua com os ornatos brancos de concreto. Graças às sugestões da arquiteta Cristiane Py, os ambientes ganharam luz natural e atrativos como a lareira. Ela transformou o segundo pavimento em área de lazer com ofurô e churrasqueira. Eu ainda não sou casado nem sou pai, mas ficaria satisfeito se meu filho passasse por aqui.
-
1.
zoom_out_map
1/5
Alexandre Frayze David, advogado de São Paulo, contou com a ajuda da arquiteta Cristiane Py para reformar o sobrado, herança da avó.
-
2.
zoom_out_map
2/5
Os ornatos de concreto que contornam as esquadrias foram mantidos para não mudar a fachada. Eles se destacaram com a pintura das paredes. Alexandre optou pelo verde (ref. 1788F, da Tintas Coral) depois de testar outros tons e ouvir o palpite dos amigos. Projeto de Cristiane Py. Leia a reportagem sobre a reforma que restaurou as feições dos anos 50 desta casa.
-
3.
zoom_out_map
3/5
Banho ao ar livre. Com consultoria do engenheiro Pedro Ernesto Francisco Py, a arquiteta Cristiane Py conseguiu aproveitar o segundo piso e instalar o deque e o ofurô. Uma das treliças de cumaru (3 x 2,80 m) traz privacidade e a outra (4 x 5,80 m) suaviza a alta parede do sobrado vizinho. Madeiras da Amarante e paisagismo da Tal Quintal.
-
4.
zoom_out_map
4/5
1. Sala aquecida. A arquiteta Cristiane Py recorreu a uma lareira pré-fabricada (Cia. Das Telhas) para tornar o estar aconchegante. O kit vem com peças na medida certa, caso do duto pronto, que evita problemas como o retorno da fumaça, conta ela. Os tijolos aparentes da parede trazem um efeito de pátina. Primeiro, o engenheiro passou uma lixa nº 120 sobre eles. Em seguida, aplicou uma mistura de água, cal e fixador de cal conforme as proporções da embalagem do produto. Um dia depois, removeu parte da cal com lixa nº 180. 2. Peitoril em destaque. Após a integração das salas de estar e de jantar, o balcão de azulejos ficou em evidência. Mas antes as peças lascadas foram recuperadas e envernizadas pela arquiteta Anna Luisa Sarti, especializada na restauração de obras de arte.
-
5.
zoom_out_map
5/5
Espaço convidativo. É na cozinha que o morador costuma jantar. Uma bancada em L ajudou a delimitar a área da minicopa sem isolar os ambientes. Ao abrir uma janela de alumínio anodizado (JF Instalações) para o jardim, as refeições ficaram mais agradáveis. Projeto de Cristiane Py.
Alexandre Frayze David, advogado de São Paulo