Continua após publicidade

Móveis multiuso personalizados garantem funcionalidade em apê de 29m²

O Studio Papaya, que assina o projeto, removeu as paredes e caixilhos para criar um ambiente integrado com mobiliário multifuncional

Por Redação
Atualizado em 28 jun 2023, 14h09 - Publicado em 28 jun 2023, 13h00
Quarto com móveis multifuncionais; cama retrátil que vira sofá.
 (Arthur Duarte/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Ambientes multiuso eram o objetivo e a necessidade neste apartamento compacto de 29m². O Studio Papaya – que assina o projeto – dispunha, inicialmente, somente de um quarto, sala e banheiro. Para ampliar esse espaço, a parede e os caixilhos existentes foram removidos, criando um ambiente plenamente integrado.

Gid de sala com móveis multifuncionais.
(Arthur Duarte/Casa.com.br)

A base da reforma foram os mobiliários híbridos, os quais, segundo os profissionais, “promoveram não só a multifuncionalidade, como deram uma amplitude ao apartamento, antes inimaginável”.

Sala de estar com piso de madeira, sofá vermelho, mesa pequena de home office.
(Arthur Duarte/Casa.com.br)

Como os móveis são a parte central do projeto, a marcenaria recebeu atenção especial. Ela possui acabamento em folha natural de freijó detalhes em fórmica verde clara e detalhes em serralheria na cor preta.

Continua após a publicidade
Sala de tv com tv retrátil em móvel espelhado; bancada para home office.
(Arthur Duarte/Casa.com.br)

Em parceria com a a designer Laura Garcia, foram criadas peças específicas para o imóvel, dentre as quais estão cama retrátil, um sofá e banquetas móveis, um rack-escrivaninha deslizante e um conjunto de mesa e cadeiras dobráveis, fabricados manualmente.

Sala com sofá vermelho e varanda pequena com jardim vertical.
(Arthur Duarte/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Assim, um único ambiente assume função de quarto, sala de estar, sala de jantar, sala de TV, home office e até mesmo um espaço para exercícios e contemplação, bastando reorganizar o ambiente para tal”, comentam.

Cozinha integrada com sala de estar com mesa de madeira, piso de ladrilho hidráulico verde, espelho.
(Arthur Duarte/Casa.com.br)

A demarcação entre os cômodos se dá pelo desenho do piso: madeira tauari para área “íntima”, duas cores de ladrilho hidráulico para área da cozinha e varanda, placas de granilite para o banheiro e pintura epóxi amarela no box.

Continua após a publicidade
Gif de sala de tv multifuncional com painel de tv retrátil
(Arthur Duarte/Casa.com.br)

Sobre o desafio da metragem reduzida, o escritório finaliza dizendo que “apesar das dimensões limitadas do apartamento, o projeto permite múltiplas atividades, proporcionando a otimização da planta. Essa amplitude conquistada através do foco nos mobiliários e suas funções, atendeu e expandiu as possibilidades pretendidas pelo cliente, além de propiciar uma reflexão sobre a morada em grandes centros urbanos e o papel do design nesse contexto“.

Confira todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade