Móveis deste apê de 98 m² foram concretados ali mesmo
O Studio 92 Arquitetura, traz o conceito industrial urbano, destacando elementos como a serralheria e muito concreto em todos os espaços.
Com 98 m² apartamento localizado em Pinheiros, projetado pelas arquitetas Debora Terra e Jessica Pereira Lucas, do Studio 92 Arquitetura, traz o conceito industrial urbano, destacando elementos como a serralheria e muito concreto em todos os espaços.
A pedido do cliente que solicitou um projeto minimalista e sóbrio, as arquitetas criaram uma paleta de cores baseada no preto, nos tons cinzas, um pouco de madeira natural na marcenaria e cores pontuadas em objetos decorativos.
Móveis concretados
Despojadas, algumas peças do mobiliário foram concretadas na própria obra como as prateleiras e os bancos, que ao mesmo tempo servem de aparadores instalados na área da chapelaria e no estar/sala de TV. Desenhado pelo escritório e também concretado no local, a mesa de jantar colocada na varanda é presa na parede e parece flutuar, o contraponto está no único pé em formato de esquadro que sustenta toda peça, ao mesmo tempo robusta tem leveza com seu traçado modernista.
O apartamento foi entregue pela construtora já com os ambientes integrados e a única reforma realizada pelo escritório de arquitetura foi a retirada da porta balcão entre o estar e a varanda, delimitada pelo piso ébano e o cerâmico. A retirada da porta permitiu melhor espaço, maior circulação de ar e maior incidência de luz natural. Ainda na varanda, foi retirada a cuba e na bancada instalou-se a churrasqueira elétrica e a Alexia para comandar todo sistema de automação do apartamento.
Hall de entrada e adega
O hall de entrada é marcado pela chapeleira, local com ganchos para pendurar bolsas e casacos e os bancos de concretos. Na parede oposta, desenhada pelo Studio, a adega é toda em serralheria com pintura eletrostática na cor preta com divisões para armazenar vinhos e armários com portas em chapa perfurada e porta em vidro para demais bebidas e taças. Para quebrar a monocromia do móvel, uma gaveta com acabamento em madeira dá suporte para os acessórios de bar.
No mesmo espaço do hall, uma estante customizada em marcenaria com acabamento em madeira com iluminação interna em LED para criar um ar mais intimista com uma luz difusa se destaca em os tons de cinza e o ébano.
Decoração minimalista
A decoração da sala mantém a mesma linguagem minimalista e sóbria com um sofá cujo design orgânico recebeu algumas almofadas coloridas para quebrar a monotonia dos tons cinzas, que também estão impressos no tapete assinado por Fernando Jaeger. Pontuados as banquetas que permeiam a mesa de jantar na varanda e bancada da cozinha têm estrutura em metal, encosto em madeira e assento em couro.
Suíte multifuncional
Os dois quartos foram unidos e criado um único espaço, separados por armários com boa profundidade que receberam acabamento em MDF na cor madeira e puxadores em metal bem delicados.
Em um dos espaços fica o home office com bancada em Fórmica preta e nichos com tomadas embutidas, além dos armários, assim no mesmo local há um closet e a área de trabalho decorada por um tapete redondo de Fernando Jaeger. Na área de descanso, a cabeceira em MDF na cor preta tem profundidade para colocar itens de decoração, na qual foi instalada luminária para leitura e mesas laterais suspensas com acabamento em madeira. A base também é em marcenaria com grandes gavetões.
Na parede oposta um banco em madeira preta e armário lateral em serralheria com pintura eletrostática na cor preta. O piso destes ambientes segue com o mesmo padrão da sala e as portas foram laqueadas na cor preta, mantendo assim a mesma linguagem industrial e urbano de todo projeto.
Banheiro e lavabo
O banheiro da suíte ganhou uma bancada com cuba de sobrepor em concreto e torneira de parede na cor preta trazendo o industrial para o ambiente. Os tons cinza permanecem nos revestimentos do piso (Portolbello) e parede e na bancada em lâmina de MDF. O azul ganha destaque nas portas dos armários e o nicho em serralheria na cor preta também em harmonia com os metais e chuveiro de teto.
No lavabo o revestimento do piso e meia parede da Portobello traz a rusticidade e outra meia parede ganhou pintura na cor azul que continua no teto. A pintura e o revestimento são separados um perfil de metal na cor preta. O destaque do ambiente é a bancada esculpida em quartzito.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: