Materiais naturais conectam interior e exterior em casa de campo de 1300m²
A casa tem projeto arquitetônico da Perkins&Will, interiores assinados por Camila e Mariana Lellis e paisagismo de Renata Tilli e Juliana do Val.
Com generosos 1300m², a Residência Fazenda da Grama fica envolvida pelo campo. Com projeto arquitetônico da Perkins&Will, a casa aproveita a topografia acidentada do terreno para organizar seus volumes de forma a criar conexões entre o interno e externo.
Ela é dividida em cinco setores: íntimo, social, lazer, hóspedes e serviços, os quais estão distribuídos em três níveis.
No nível inferior estão os acessos de serviço e social. Em seguida, uma escada leva ao nível intermediário, onde estão concentradas as grandes atrações do lar – o bloco social, com sala multifuncional diretamente ligada ao pátio com grama e piscina. Por fim, no último nível está a área íntima, isolada dos demais usos e com privacidade garantida.
O paisagismo, assinado por Renata Tilli e Juliana do Val (Gaia Projetos), reforça a integração com o verde, uma vez que a casa mais parece repousar delicadamente sobre um jardim pré-existente, tamanha sua naturalidade. Além das jabuticabeiras, merece destaque o lago com peixes.
O jardim também funciona como proteção contra o vento gerado pelo Aeroporto de Viracopos, que fica nas proximidades.
Materiais claros e naturais reforçam o diálogo entre a parte interna e externa da casa. A mesma pedra que envolve o exterior também acaba por entrar na casa e revestir as paredes, sem uma clara definição de onde um espaço começa e o outro termina; o mesmo vale para a madeira no forro, que traz aconchego e remete à toda a vegetação circundante. Já os elementos metálicos presentes na marquise trazem leveza e contemporaneidade.
Os interiores, assinados por Camila e Mariana Lellis, também se prezam por elementos naturais, com forte protagonismo da marcenaria. “O objetivo do projeto foi criar uma decoração que estivesse em harmonia com a arquitetura proposta e com as necessidades dos clientes”, afirma Camila.
Para isso, foi usada madeira em abundância, criando estantes que são preenchidas com livros e memórias afetivas da família, em contraste com o piso frio e paredes de pedra.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!