Marcenaria multifuncional aproveita cada centímetro de apê colorido de 41 m²
O Studio 92 Arquitetura criou um balcão com nichos na cozinha, chapelaria com banco, lavanderia camuflada e home office oculto em armário.
Localizado em Higienópolis, São Paulo capital, este apartamento de 41 m² pertence a uma artista plástica, que além de moradia também é seu espaço para criar suas obras e trabalhar home office. O principal pedido para as arquitetas do Studio 92 Arquitetura foi ter espaços multifuncionais, que atendessem às suas necessidades diárias, armazenamento e camuflagem.

Para satisfazer os desejos da cliente, as arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas criaram um projeto despojado com um layout funcional e prático cheio de personalidade e soluções criativas.
Logo na entrada um móvel multifuncional que serve como chapelaria e armário para guardar os itens de trabalho da artista plástica. Todos os espaços foram aproveitados, criou-se um fundo neste armário, para que a artista pudesse guardar suas telas, a porta é aberta pela lateral deste móvel. Na parte superior armários menores para armazenamento. Ao lado, um banco de apoio para a chapelaria e penduradores para casacos e bolsas. Todo esse conjunto forma um bloco na cor azul marinho.
O uso de cores na marcenaria e texturas dos pisos ajudam na integração dos ambientes e ao mesmo tempo setorizar. O piso com estampa geométrica (Portobello) integra o hall de entrada, banheiro e cozinha.
Cozinha
O destaque da cozinha é o balcão que faz a divisão com a área social. Projetado na altura de uma mesa, tem duas cadeiras e desenhado com borda arredondada para ocupar menos espaço e evitar pontas. Este balcão percorre toda divisão entre a sala e a cozinha até chegar à varanda unindo à lavanderia. Sobre ele um pendente retangular em madeira traz aconchego e iluminação focal para os momentos das refeições.
Na parte inferior há nichos, armários e micro-ondas embutido. Para o lado da sala, ele serve como apoio do sofá na cor off White e tem um bar para garrafas e nichos para armazenar vinhos.
Lavanderia
Seguindo para lavanderia, toda área de serviço ficou camuflada dentro de um grande armário, uma continuidade da bancada da cozinha. Este armário possui 4 folhas camarão, e ao serem abertas, descortina-se o tanque e a lava e seca. Neste mesmo espaço, há mais armários e o aparelho de aquecimento a gás instalado abaixo do tanque.
Soluções práticas e mais marcenaria inteligente
Para delimitar a cozinha e o hall de entrada da sala e quarto, o escritório aplicou o porcelanato Grafite (Portinari) em todo piso, mantendo assim uma única linguagem e integração. A integração entre as áreas social e íntima se dá com um enorme painel de serralheria e vidro canelado, substituindo a parede demolida. Este recurso criou um ar de loft e moderno ao projeto em composição com a iluminação de teto fia a fio que traz ao apartamento um ar despojado.
O painel ao ser aberto integra a sala e o quarto. Outra solução criada pelas arquitetas para atender os dois espaços foi colocar uma TV Tripé que pode ser movimentada, proporcionando versatilidade à proprietária assistir à TV tanto sentada no sofá quanto deitada na cama.
Quarto
Em contraste com a marcenaria da área social e da cozinha, a cor usada na marcenaria do quarto foi o vermelho fechado. Na cabeceira foi usada uma pintura também em tom vermelho com remate em madeira para criar uma moldura inferior aos quadros criados pela cliente e pendurados nesta parede.
Trazendo aconchego para o quarto a penteadeira em madeira com a cadeira em madeira e detalhes em ferro se destacam no ambiente.
Aproveitando uma parede de canto da sala, criou-se mais um móvel multifuncional. Desta vez, esse móvel, na cor goiaba, tem prateleiras servindo como estante e um armário onde se esconde o home office. Dentro dele uma mesa que pode ser deslocada e a moradora poder trabalhar em outros ambientes.
Banheiro colorido
O pequeno banheiro é síntese das cores usadas em todo apartamento, reforçando a personalidade artística da moradora. O armário do gabinete recebeu revestimento da cor goiaba, as paredes com revestimentos em dois tons de rosa. Já no box foi aplicado o mesmo revestimento, porém na cor azul. E o destaque fica por conta da cor mostarda no teto, quebrando o tradicional branco. No piso, o mesmo revestimento usado no hall de entrada e na cozinha dando continuidade e criando um ambiente autêntico.
Decoração de salas: 5 projetos em que o sofá é protagonista
Receita de lanche fácil e saudável: muffin de legumes sem glúten
Bolinho de frutas vermelhas saudável e para seu café da tarde!
Veja uma receita de brigadeiro de batata-doce!
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema





