Soluções de marcenaria otimizam o espaço do apartamento de 50 m²
A arquiteta Angelina Bunselmeyer criou um lar para um advogado com canto alemão e espaço para muitos livros
O cliente solteiro, que curtia e trabalhava na região da Paulista, veio do interior do estado e queria ter um lar para receber amigos e familiares que se hospedam com ele eventualmente. Então, pediu para a arquiteta Angelina Bunselmeyer um cantinho para leitura – que foi resolvido com a poltrona da varanda – e espaço para armazenar os muitos livros que possuía.
“Ele queria uma cozinha compacta e com os eletrodomésticos escondidos, além de uma ampla sensação de amplitude, já que estava preocupado com a metragem pequena”, explica a profissional. Mas, como o apartamento é todo feito de alvenaria estrutural, não era possível derrubar várias paredes. A solução foi retirar a esquadria que dividia a sala da varanda, integrando os ambientes, privilegiando a incidência de luz e aumentando a área visualmente.
O morador também queria um espaço para receber pequenos grupos de amigos para jantar e não tinha medo em ousar com cores nas paredes e nos móveis. “Então, criamos uma ‘caixa azul’ para marcar o espaço da TV e a passagem para a varanda. O piso vinílico foi aplicado na paginação de espinha de peixe, direcionando o sentido para a varanda”, explica. É ali ele que bebe vinho, lê, toma café e curte a vista.
A marcenaria sob medida otimiza os espaços da metragem enxuta e ganhou tons neutros. “Pensando na circulação do ambiente, adotamos o canto alemão para as refeições na continuidade de uma estante para os livros e alguns objetos”, diz Angelina. O espaço também conta com gavetões abaixo do banco e portas basculantes na parte superior, que escondem objetos de cozinha.
A máquina de ar-condicionado foi camuflada em uma caixa de vidro revestida de madeira ripada – a solução possibilita a manutenção quando necessário e permite a ventilação da máquina somente para fora do apartamento. Um gavetão abaixo da pia abriga objetos verticais, como vassouras, escadas etc.
A cor aparece também nas paredes do dormitório com formas geométricas na cor verde.
O home office, que funciona também como quarto de hóspedes, abriga os vários livros do cliente.