Casa Created with Sketch.

Madeira no piso e no teto traz acolhimento à vivendo de campo

O conjunto harmonioso desta vivenda no interior paulista resulta de uma equilibrada mistura de infuências, balanceada pelo arquiteto Gui Mattos

Bem postado entre os nomes que edificam a arquitetura contemporânea brasileira, marcada por volumes puros e concretos, o arquiteto paulista Gui Mattos ficou anos sem projetar uma casa com telhado aparente – até receber no escritório, em 2010, uma família interessada em erguer um lugar para passar os fins de semana longe da cidade grande. Estava dada a rara condição: o terreno de 2443 m², a cerca de 120 km de São Paulo, localiza-se num loteamento dentro de uma antiga fazenda convertida em empreendimento de lazer. Justamente para proteger essa atmosfera, o condomínio impõe diversas exigências aos interessados em se instalar por ali. Vetados as lajes planas e os terraços, tudo deve ostentar coberturas de duas águas e material orgânico. Se, no princípio, tal limitação fez a cabeça do arquiteto pender para uma linguagem obviamente brasileira, um fato novo inseriu coordenadas diferentes no seu GPS estilístico. “No meio do projeto, pensei em organizar a casa em dois blocos. Um seria dedicado à convivência, mais aberto e expansivo, e o outro, íntimo, reservado, ideal para descansar”, diz ele. Oportuna, a ideia convenceu os clientes, que levaram outra sugestão à mesa de reuniões: que tal incorporar alguma referência ao visual típico da Apúlia? A menção às moradias rurais centenárias dessa região da Itália, famosas pela cobertura cônica de pedras acinzentadas e esmaecidas, deu contornos definitivos à construção. O que se viu a seguir foi o amadurecimento de um conjunto que mesclava, de modo original, as restrições do condomínio e os desejos e pedidos do casal, sempre com a participação dos dois, que opinaram decisivamente sobre o que deveria constar do papel e ganhar materialidade. Um bom exemplo está na estrutura metálica. Eleita quando o proprietário encontrou um fornecedor de confiança, ela comparece em todo o refúgio e dá alguma leveza a seu visual. Também a pedra bruta, essencial para o toque contadino, entrou na pauta. Das cinco amostras testadas no canteiro, em cores e formas variadas, elegeu-se a mais retilínea. Com ela, Gui pôde forrar planos e quinas sem deixar arestas à mostra – um desenho geométrico e simples, no qual as telhas cerâmicas pouco aparecem. Estava vencido o desafio contemporâneo.

 

Paisagem e claridade a favor

A implantação, mirando a mata à frente (mais adiante, existe ainda um lago), casou com a melhor incidência de sol nos quartos, no pátio e na piscina.

planta-madeira-no-piso-e-no-teto-traz-acolhimento-a-vivendo-de-campo

 (/)

Área: 661 m²; Sondagem: Mecsolo Engenharia; Projeto de Fundações: Appogeo; Projeto de estrutura: Inner Engenharia; Projeto de Instalações: P. D’Aprile Consultoria; Projeto de Automação: Luis Arigucci; Projeto de ar-condicionado: Thermax; Construção: Plano Engenharia e Construções; Estrutura: Systemac Sistemas Construtivos; Paisagismo: Rodrigo Oliveira; Interiores: Camila e Mariana Lellis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Gabriela Felgueiras

    http://www.aplicadoraeuropa.com.br
    Aplicadora Europa e uma empresa referência e especializada no ramo de acabamento em pisos de madeira, atua no mercado de pisos há muitos anos, fornecendo os serviços de Raspagem de taco sem pó, Raspagem de Assoalhos e Tacos, aplicação de verniz em madeiras, entre outros serviços e produtos.

    Sempre com foco na mais alta qualidade, a A Aplicadora Europa traz materiais nacionais e importados com tecnologia e inovação, a exemplo da Raspagem de pisos de taco com o propósito final de proporcionar beleza e durabilidade ao piso, consolidando assim, a satisfação e fidelização dos seus clientes. Não é à toa que uma empresa do porte da A Aplicadora Europa, investe em treinamentos diários para sua equipe de profissionais.

    Curtir