Faça um passeio com Google pelas casas dos nossos políticos

De Dilma a Maluf, dê uma volta com o Google Street View e o Google Earth pelas casas e apartamentos dos políticos que comandam ou já comandaram o país

Por Marco Prates, de Exame.com Atualizado em 20 dez 2016, 20h06 - Publicado em 21 Maio 2013, 11h27
00-faca-um-passeio-com-google-pelas-casas-dos-nossos-politicos

Hoje é possível passear, sem sair de casa, pelas ruas de inúmeras cidades e ver do alto municípios inteiros por meio do Google Street View e do Google Earth, respectivamente. As duas ferramentas permitem, portanto, conferir – embora apenas por fora – as residências dos mais importantes e influentes políticos da República brasileira. Navegue pela galeria para conferir algumas das casas de poderosos em diferentes cidades do país. Parte deles já foi sinônimo de dor de cabeça para seus donos.

A não ser quando apontado, os dados foram retirados das últimas declarações de bens dos candidatos à Justiça Eleitoral com os devidos preços, em geral da época em que foram adquiridos. Com isso, alguns valores podem parecer baixos demais para os padrões atuais, mas os políticos podem declarar sem reajustar os dados. Aécio Neves, por exemplo, pagou apenas 109 mil reais por um apartamento em Ipanema, no Rio. Hoje, com esse valor, ele não conseguiria comprar nem 6m² na região, já que o pedacinho por lá alcança os 20 mil. EXAME.com adicionou ainda o valor atual do m² de imóveis usados nesses mesmo locais, de acordo com a última pesquisa EXAME/FIPE.

Continua após a publicidade

Publicidade