Continua após publicidade

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética

O escritório ADVP Arquitetura criou um estúdio de 88 m² na CASACOR São Paulo 2024 com texturas naturais e uma cama em couro costurado à mão.

Por Editado por Ana Harada
24 jul 2024, 19h00
Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, cozinha.
 (Amanda Bibiano/Divulgação)
Continua após publicidade

As arquitetas Andressa Danielli e Vanessa Pasqual, do ADVP Arquitetura, criaram um estúdio de 88 m² na CASACOR São Paulo 2024 que busca a reconexão com o passado como fio condutor do ambiente.

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, sala de estar, sofá verde.
(Amanda Bibiano/Divulgação)

“O conceito do projeto ‘Estúdio Refúgio de Memórias’ foi pensado para ser o cenário principal de uma coleção de memórias onde cada detalhe evoca uma sensação de acolhimento e conexão com o passado, mas de uma forma contemporânea e atemporal”, explicam as arquitetas. O espaço foi projetado para ser acessível.

Acessibilidade

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, quarto, closet aerto.
(Amanda Bibiano/Divulgação)

“Para nós, é fundamental que o design seja acessível não apenas fisicamente, mas também esteticamente. No Estúdio Refúgio de Memórias, buscamos fugir do estereótipo de que a acessibilidade está associada à simplicidade ou falta de estilo. Ao contrário, abraçamos a beleza das formas orgânicas e dos materiais naturais, criando um ambiente que cativa os sentidos e celebra a diversidade.

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto,
(Amanda Bibiano/Divulgação)
Continua após a publicidade

O banheiro conta com barras de apoio e um banco no box para que o ocupante possa se banhar com conforto e segurança. Já a cozinha possui um espaço na bancada de trabalho que pode receber uma cadeira de rodas. O quarto dispõe de um closet aberto, o qual facilita o acesso às roupas.

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, cozinha, cadeira de rodas.
(Amanda Bibiano/Divulgação)
Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, quarto, closet aberto.
(Amanda Bibiano/Divulgação)
Continua após a publicidade

Como destaques, as arquitetas citam a cama da Bed and Room, assinada pelo designer Simone Micheli, inteiramente revestida em couro costurado à mão, que traz um toque de artesanato e exclusividade. As peças do Mobiliário +55 Design, elaboradas por artesãos locais, enriquecem o ambiente com autenticidade e personalidade. Elas também trouxeram as banquetas Roberta Banqueri, da Coleção Tupiniquim, fornecidas pela Fullhouse, que adicionam charme e originalidade ao projeto.

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, banheiro, espelho redondo.
(Amanda Bibiano/Divulgação)

Complementando a atmosfera acolhedora, a cortina Uniflex, feita à mão, acrescenta sofisticação e conforto, unindo os elementos do espaço de forma integrada e elegante. O banheiro, concebido em parceria com a Europa Vision, estrategicamente posicionado no eixo central do ambiente, surpreende com sua volumetria inusitada.

Estúdio de 88 m² traz recursos de acessibilidade de forma elegante e estética. Projeto de ADVP para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, plantas, paisagismo.
(Amanda Bibiano/Divulgação)
Continua após a publicidade

A sustentabilidade também foi uma preocupação no Estúdio Refúgio de Memórias, refletida nas diversas escolhas de design e materiais. Escolhas que reduzem o impacto ambiental, como o mobiliário produzido em materiais 100% sustentáveis, e a marcenaria, da Ornare, concebida com práticas sustentáveis, priorizando o uso de madeira certificada e técnicas de fabricação ecológicas. Além das plantas nativas e sistemas de gestão eficiente para o paisagismo.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Publicidade