Casa Created with Sketch.

Estilista de famosas mostra seu apartamento sóbrio e elegante

Lethicia Bronstein mostra que sua casa contém tanto bom gosto quanto os vestidos com que se tornou uma potência da moda sob medida

Durante os seis primeiros anos de sua vida paulistana, a estilista carioca Lethicia Bronstein morou no bairro de Moema. Durante os seis primeiros anos de sua vida paulistana, ouviu os amigos dizerem que ela devia se mudar para os Jardins. “Relutei porque lá conseguia manter uma rotina de ir a pé à farmácia, à padaria e à feira. Temia perder isso se trocasse de vizinhança”, conta ela, hoje responsável por vestir um monte de famosas – na ficção e na vida real – tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, cidades onde mantém ateliês. Ainda assim, resolveu mudar. Levou um ano para achar o imóvel ideal e outro para reformá-lo, até que, em 2011, recebeu amigos para o open house de seu dúplex, num condomínio chique do Jardim Paulista.Lethicia é caprichosa, crítica e detalhista – e a prova são as roupas criadas por ela, como o vestido rendado supertrabalhado usado pela cantora Jennifer Lopez no mês passado, quando esteve no Brasil para a abertura da Copa. O esmero da estilista aparece também em cada cantinho dos 215 m² do apê que ela divide com o marido, Fred Pompeu, executivo do mercado financeiro (que é a cara do ator norte-americano Tom Hanks quando jovem, mas não conte para ninguém!). O lugar parece mesmo pensado para contar a história bacana de um casal idem. Não no sentido cafona da palavra “bacana”, como virou lugar-comum em coluna social, mas na acepção fofa – a trajetória dos dois é mesmo inspiradora. Apesar de terem estudado na mesma escola, o tradicional Colégio Santo Agostinho, no Leblon, só se conheceram mais tarde. Quis o destino que ela, especialista em vestidos de noiva e de festa, esbarrasse com Fred em um casamento. Um mês depois, estavam juntos, outros quatro anos e subiam ao altar (ela, num Vera Wang deslumbrante) e lá se vão, ao todo, 14 anos de boas viagens, vinhos, festas e muitas risadas. Quem convive com os dois sabe que, tal e qual adolescentes na escola, eles se divertem juntos e vivem fazendo piadas e pegadinhas um com o outro.Decidiram se mudar para São Paulo devido ao trabalho de ambos. O dele, num banco de investimento, de natureza mais discreta, é tão bem-sucedido quanto o dela, que a gente vê semana sim, semana também, em revistas de celebridades. Da apresentadora Sabrina Sato à atriz Mariana Rios, há sempre alguma famosa em eventos com as peças criadas pela estilista.

Vida de estilista

“Sonho com a profissão desde criança”, diz. Ainda menina, devorava as publicações de moda daqui e de fora, além de trocar figurinhas com as criadoras da grife Maria Bonita, que eram suas primas. Fez faculdade e passou uma temporada na Central Saint Martin, em Londres. Ao retornar, deu expediente na própria Maria Bonita e na Le Lis Blanc até abrir seu ateliê de alta-costura, em 2005. A primeira roupa de personagem de novela veio dois anos mais tarde, feita para Guilhermina Guinle, em Paraíso Tropical. Hoje, Lethicia soma 22 noivas na ficção e mais de 400 na vida real. Ela mesma chegou a aparecer em cenas de Passione e de Em Família, ajustando vestidos de Carolina Dieckmann e Bruna Marquezine, respectivamente.A notoriedade, aliada ao capricho na confecção e no acabamento das peças de renda, permitem que ela cobre preços altos: um vestido de festa não sai por menos de 6 mil reais. Os de noiva começam em 20 mil reais e vão até onde permitir a vontade e a carteira de clientes como a atriz global Fernanda Machado. Para quem sonha com seus vestidos sob medida, mas não tem tanta bala na agulha, lançou recentemente uma linha de noivas prêt-à-porter com 15 modelos a partir de 12 mil reais. “Eles não perdem a exclusividade, pois, depois que a pessoa compra, não faço outro igual”, explica. Como tudo que é sucesso, não tardou a ter suas peças copiadas, o que acabou rendendo um processo judicial, assunto que ela não comenta.

Casamento e decoraçãoQuem pensa o dia todo em casamento, ainda que o dos outros, não consegue deixar o romantismo de lado nem na hora de decorar a casa. Há referências a esse universo espalhadas por todo o lar da estilista, como pequenos quadros com a palavra “amor” escrita em idiomas variados, vasos com coraçõezinhos e, viva a autoestima, uma almofada com a frase “I Love Me” colocada bem no centro da cama do casal. Exceto por essas pequenas fofuras, o resto do apartamento é bem sóbrio. “Queria que fosse a casa de alguém que ama a moda, mas sem deixar de ser a de um homem que trabalha num banco”, afirma Lethicia. Ao sair do elevador, há um enorme espelho e um lustre de cristal, que se destacam ainda mais devido às paredes cinza – a inspiração para o ambiente veio do Museu Baccarat, de Paris. Os cômodos foram pontuados com itens que saltam aos olhos de quem conhece boas grifes – impossível não reparar nos pufes Missoni e nas almofadas Pucci e Hermès, por exemplo. Democrática, a estilista cedeu ao marido o banheiro maior, já que ficaria com um closet bem grande, ainda que isso signifique amontoar pencas de produtos de beleza, enquanto ele possui uma pia enorme apenas para a loção pós-barba e o enxaguante bucal, além de uma banheira (sortudo!).Lethicia costuma dizer que, se não fosse estilista, teria apostado na carreira de arquiteta. Tanto que o projeto do dúplex, assinado pela profissional Alessandra Andreoli, teve bastante participação dela. “Sempre soube o que eu queria para cada espaço”, diz. “Acho importante que o gosto do morador se sobressaia, afinal é ele que vai conviver com o que está ali.” A própria dona da casa desenhou as poltronas da sala de vídeo, que são grandes o suficiente para acomodar o casal. Trata-se de um dos pedaços mais confortáveis do apartamento, com uma tela de 60 polegadas, projetor e uma adega personalizada. “A gente adora receber amigos para ver filmes e tomar vinho”, conta a anfitriã, diante de um vaso de vidro cheio de rolhas de tintos e brancos. Motivos para brindar não faltam.

 

*Reportagem publicada na edição 142 da Revista Estilo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s