Estábulo reformado transforma-se em casa de férias na Espanha
O projeto de renovação e ampliação foi comandado pelo escritório Zooco Estudio
Ressignificar espaços pode ser uma das funções mais interessantes e ao mesmo tempo desafiadoras da arquitetura. É o caso deste projeto, um antigo estábulo transformado em casa de férias pelo escritório espanhol Zooco Estudio, em Güemes, uma vila localizada ao leste de Santander. “O mais complicado foi manter os telhados originais e criar uma linguagem comum entre o velho e o novo que funcionasse de maneira prática e ficasse boa esteticamente”, contam os arquitetos em entrevista ao Janela.
Por se tratar de uma reforma e ampliação de um espaço já existente, a solução encontrada foi criar um novo prédio que seguisse a mesma estética e materiais, porém com um toque de modernidade, e evidenciar estes elementos na construção original. É ela que abriga os principais ambientes da casa.
–Cozinha, sala de jantar, estar e escritório são completamente integrados entre si, divididos visualmente pelas tesouras originais do teto e grandes móveis que setorizam os espaços (caso da ilha da cozinha, por exemplo, que separa a área da sala de jantar). Atrás da estante com lareira fica localizado o quarto principal, único ambiente separado dos demais. Um segundo quarto fica no pavimento superior, acessado por meio de escadas externas.
Para ver mais detalhes deste projeto, acesse o site Olhares / Janelas!