Em Bali, ecovila utiliza material e conhecimento local para não agredir meio ambiente

Todo material utilizado na construção foi coletado em um raio de 80 km

Por Redação Catraca Livre Atualizado em 14 set 2018, 11h21 - Publicado em 13 set 2013, 18h54

Com o ditado indonésio “Tri Hita Karana” (Não fazer mal uns aos outros, com a Terra, ou a Deus) como inspiração, o arquiteto Michael Huffman decidiu criar uma ecovila em Bali, Indonésia. Ele utilizou os recursos e conhecimentos da comunidade para concretizar o projeto.

A construção usa apenas de 5% a 8% de cimento, calcário e material tradicional de construção. As paredes são feitas de terra socada com pilares de bambu. E o interior tem um design que utiliza a direção do vento para maximizar a ventilação, dispensando o uso de ar condicionado.

O telhado também tem as estruturas de bambu, mas é reforçado com metal e uma fina camada de cimento.Estruturas internas como estantes, armários e móveis também utilizam o bambu local.

Para não prejudicar os lençóis freáticos, a água da chuva é coletada e filtrada para uso doméstico. Ela também é utilizada para irrigar os jardins na temporada seca. A água da cozinha e do banheiro é filtrada via sistemas orgânicos e é jogada em lagos internos que alimenta os peixes com nutrientes.

tit-catraca-livre
Continua após a publicidade

Publicidade