Casa Created with Sketch.

Decoração de sonho em pousada italiana

Numa atmosfera mágica, construções do século 17 na Puglia, atualmente uma pousada, cativam por sua decoração simples mas cheia de detalhes charmosos.

*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013

decoracao-de-sonho-em-pousada-italiana

 (/)

Entre e fique à vontade. Não está escrito em nenhum lugar, mas bem que esse poderia ser o lema da pousada Il Trullo la Uascezz, que fica na comuna de Ostuni, região da Puglia, na Itália. Lá, a recepção fica na casa da proprietária, que sobre uma escrivaninha simples faz o registro do hóspede, além de brindá-lo com vinho, azeite, queijo e biscoitos fresquinhos. Tudo feito na propriedade. A construção contribui para o clima de encantamento: trata-se de um trullo, casinha feita na Idade Média, típica da região. Mantida em seu estado original, ela apenas foi adaptada para receber água e energia elétrica. Mas essas instalações se sobrepõem à superfície das paredes de pedra e em nada alteram o clima acolhedor dos ambientes, muitas vezes encerrados por forros baixos. Do lado de fora, o telhado alto de formato cônico exibe um símbolo que no passado designava a crença do proprietário original. Outros trullos como este se agrupam na propriedade, e contribuem para o clima de fantasia. “Parece que estamos num conto de fadas”, conta a produtora visual Michele Moulatlet, colaboradora da revista BONS FLUIDOS. Ela, que esteve lá em suas férias em junho, não conseguiu conter a fascinação, e fotografou cada cantinho que lhe agradava. “A decoração é simples, mas todos os detalhes são primorosos.

Em todo lugar, há uma boa ideia para reproduzir em casa”, diz Michele. É difícil mesmo não se apaixonar: sob cada árvore, uma gostosa rede estimula o descanso. Quem quer admirar o pôr do sol ou as estrelas precisa apenas subir os degraus de pedra que se destacam das paredes das casas. Nos patamares junto aos telhados, colchões e almofadas confortáveis convidam a momentos de contemplação. Já nos quartos, o olhar cuidadoso da proprietária se revela nas cerâmicas que encimam as portas, nas louças pintadas e nos delicados tecidos brancos que pendem do teto sobre as camas. Na área externa, a piscina de azul-profundo parece reproduzir o céu sempre limpo da região mediterrânea, enquanto o entorno é dominado pelo branco das paredes e do piso recoberto de pedriscos. Sim, o horizonte de cores tranquilas é um repouso para os olhos. “Parece aqueles lugares que temos só no imaginário, mas lá os prazeres da vida são realmente celebrados”, conta Michele. Não é à toa que, no antigo dialeto da província de Bari, a palavra uascèzz é usada para designar um encontro entre amigos, uma deliciosa refeição ou simplesmente a alegria de viver.

 

10-decoracao-de-sonho-em-pousada-italiana

 (/)

Ode ao bem viver

Em junho de 2012, Michele Moulatlet recebeu um convite especial de um casal de amigos: a brasileira Giovana e o italiano Domenico estavam deixando a Itália para vir morar definitivamente no Brasil. “Eles sugeriram me mostrar as cidades italianas de que gostam. E, para que eu pudesse vivenciar o autêntico estilo de viver do país, me levaram à região da Puglia”, conta Michele. Ela, que não conhecia nada do lugar, foi surpreendida pelos encantos de cidadezinhas com ruas estreitas e casas medievais, onde o tempo parece passar mais devagar. A poucos quilômetros de Ostuni, onde se hospedou, fica a cidade de Alberobello (à direita), que seduz por ser um dos lugares que mais reúnem trullos, com seus típicos telhados cônicos. Na região que valoriza os prazeres da boa mesa, é quase lugarcomum deparar com plantações de figo, limões e oliveiras. Lá, é usual até mesmo uma escola que ensina os segredos dos molhos de tomates

*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s