Casa Created with Sketch.

Decoração contemporânea e tons claros nesta cobertura carioca

A arquiteta Jacira Pinheiro desenhou a planta do imóvel antes de o prédio ser construído

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

O projeto desta cobertura, de 362 m², possibilitou uma experiência rara para a arquiteta Jacira Pinheiro: ela projetou o imóvel do zero, mesmo quando ele ainda nem existia. E isso só foi possível porque o prédio de quatro andares, no Jardim Oceânico, Rio de Janeiro, foi construído por um grupo fechado, onde os proprietários compraram o terreno e contrataram a construtora. Assim, as plantas dos apartamentos puderam ser personalizadas para as necessidades dos moradores de cada unidade.

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

Depois de definir a planta baixa, a arquiteta esperou seus meses — quando foram feitas as fundações de concreto armado e a laje da cobertura — e passou a acompanhar a obra para garantir que cada detalhe do projeto fosse executado perfeitamente. Esse processo de construção durou mais um ano. Até a escolha de todos os materiais, a execução da marcenaria e a produção final, com objetos e obras de arte, foram três anos no total.

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

Projetada para ser a casa dos sonhos dos moradores — um casal e suas duas filhas —, a cobertura tinha que ter uma escada escultural com acesso pela sala principal. Esse item estaca no topo da wishlist dos moradores. Outro pedido importante era que a suíte do casal fosse instalada na cobertura, separada das suítes das filhas, que ficaram no andar de baixo. Uma área gourmet com piscina, com espaço suficiente para receber os amigos no fim de semana também estava na lista. E tudo isso foi contemplado no projeto criado por Jacira. Um detalhe interessante: o elevador do prédio dá acesso direto ao pavimento superior, possibilitando que os moradores recebam as visitas sem passar pelo living.

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

Destaca-se no projeto a iluminação natural abundante, a ventilação cruzada (fundamental para garantir frescor nos ambientes) e a escada de linhas retas, revestida de quartzo branco e com corrimão de freijó embutido. Tudo harmonizado com as clores claras e a marcenaria desenhada sob medida pela arquiteta para atender as necessidades de cada morador. “Para as paredes, escolhi a cor Lua Nova, da Suvinil, deixando a cor branca para os tetos, portas e rodapés, em contraste com os cinzas claros e a madeira:, explica Jacira.

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

Na decoração, estampas de desenhos sutis, cores suaves, contrastando com outras mais intensas, e texturas garantem um clima aconchegante em todos os ambientes.

Depois, de passar um bom tempo desenhando cada detalhe deste apartamento, Jacira tem um carinho especial pelo projeto. “São várias soluções de arquitetura e design que amo, pensadas para atender uma família que confiou plenamente no meu trabalho. Sem falar que, no final, os clientes tornaram-se meus amigos, tamanha cumplicidade e convívio
quase que diário para transformar o sonho deles em realidade”, conclui.

 (Juliano Colodeti (MCA Estúdio)/)

Quer ver mais fotos desse projeto? Navegue pela galeria abaixo!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.