Cozinha com coifa verde e lavabo preto e branco destacam-se em apê
Projeto da Trópico Arquitetura unificou todas as áreas sociais e criou closets em todos os quartos.
Este apartamento de 160 m², em São Paulo, foi inicialmente pensado para dois jovens que vieram estudar na cidade, mas logo mudou para se tornar o segundo lar de toda a família.
Com isso em mente, a Trópico Arquitetura desenvolveu um layout aberto dividido em três fragmentos: área social totalmente integrada, compondo cozinha, sala de estar e lavabo; área de serviço, onde também há um banheiro; e área íntima, que tem três quartos.
A ideia foi criar um amplo espaço social para que a família pudesse conviver e relaxar com conforto e tranquilidade.
Um dos requisitos da família era esconder os armários dos quartos, pois a estética não os agradava. A solução encontrada foi a criação de closets na entrada de cada quarto, priorizando a organização e o espaço livre.
No primeiro quarto, o destaque é o papel de parede que reveste o ambiente, acompanhado por arandelas nas laterais.
Na suíte, o destaque é o tijolo original do prédio, em harmonia com a estrutura aparente e o painel branco em gesso acartonado, que cobre as laterais e o teto, com iluminação indireta.
No lavabo, a combinação do preto e branco com a iluminação indireta, certamente o deixa muito charmoso.
As salas de estar e jantar apresentam vários elementos de destaque: os armários em marcenaria desenhados pelo escritório, móveis de design, diversos objetos de viagem, e uma mistura de texturas nas paredes – que incluem tijolos aparentes, palha e cimento queimado.
Na cozinha, a grande protagonista é a coifa verde, o ponto mais vibrante de cor em toda a casa, em contraste com a paleta predominante de cinza, branco e preto.
Esses tons mais sóbrios conferem um ar moderno ao apartamento, que também preserva materiais originais do edifício, como o taco de madeira e os tijolos aparentes. A marcenaria mescla laca branca e preta com lâmina de freijó natural, criando um contraste equilibrado.
O projeto segue um estilo contemporâneo e industrial, buscando agradar tanto aos filhos que moram no apartamento quanto aos pais, que os visitam com frequência. A decoração é uma mistura de peças novas e antigas, como uma luminária em formato de globo dos anos 1960, um espelho de origem peruana e uma pintura de Sho Shibuya para Yves Saint Laurent. Peças de design, como as poltronas Diz e Tetê, e o Banco Mocho, de Sérgio Rodrigues, também compõem o ambiente.
O projeto luminotécnico contempla iluminação baixa e ambiente, complementada, quando necessário, por abajures, arandelas e pendentes, garantindo um ambiente acolhedor.
Confira todas as imagens abaixo: