Cores e história neste apartamento antigo de 56 m²
Os arquitetos deixaram a estrutura do imóvel à mostra e criaram uma decoração charmosa com um mix interessante de cores e texturas
Em Atenas, Grécia, este apartamento de 56 m² fica em um porão de um prédio modernista, que faz parte de um conjunto de edificações que surgiram por lá na segunda metade do século 20. Chamados de polikatoikies, esses prédios ofereceram moradia a preços acessível aos cidadãos e contribuíram para a expansão urbana da cidade.
Localizado em Ilioupoli, um bairro do sudeste da cidade, o imóvel ocupa um semi-porão inacabado e foi transformado pelos arquitetos do escritório Point Supreme em um lugar moderno e elegante. Além disso, eles abraçaram a ideia do clima de caverna que o imóvel tem e trabalham isso com muito charme.
A luz natural entra apenas de um lado e, por causa disso, era fundamental que eles integrassem todos os ambientes para maximizar a luminosidade. Assim, eles não adicionaram paredes internas e demarcaram os espaços com divisórias transparentes e leves, como prateleiras suspensas, treliças de metal e painéis deslizantes de aço de vidro. Entraram também cortinas para garantir privacidade no quarto.
Em vez de cobrir colunas, vigas e teto de concreto bruto e inacabado, os arquitetos deixaram essa base intacta, trazendo um clima industrial ao lugar, que é reforçado, ainda, por dutos de fiação elétrica e tubulação hidráulica. A história do imóvel aparente, impregnada em suas paredes, ficou à mostra e isso traz ainda mais charme ao lugar.
Para criar um contraste com o cinza da estrutura exposta, apostaram em texturas, como a dos ladrilhos de terracota e a cortiça na parede, e nas cores vibrantes dos armários da cozinha pintados de vermelho. Abaixo, o banheiro ganhou uma pintura azul, que deixa o ambiente mais relaxante.
Quer ver mais fotos deste apartamento pequeno e charmoso? Então, navegue pela galeria abaixo!