Como um software livre e impressão 3D podem mudar o seu jeito de morar

A Wikihouse é um projeto de uma casa montável com madeiras e parafusos. A ideia é que, no futuro, as pessoas consigam construir casas através da impressão 3D

Por Da redação Atualizado em 14 dez 2016, 11h41 - Publicado em 22 nov 2013, 15h45
como-um-software-livre-e-impressao-3d-podem-mudar-o-seu-jeito-de-morar

A impressão 3D já é uma realidade. Com ela, é possível ver pequenos objetos saírem das telas do computador e tomarem forma diante dos olhos. Já tem gente usando a impressão para fazer cadeiras, como você vê nesse vídeo. Mas você já imaginou criar paredes e estruturas para casa através delas? Tem gente trabalhando nisso; e trabalhando muito. O arquiteto londrino, Alastair Parvin, acredita que esta é uma maneira de democratizar as moradias ao redor do mundo e dar acesso ao design para quem mora hoje em aglomerações irregulares, favelas, construções sujeitas a desastres naturais. Em uma palestra recente, no TED, ele afirmou que as nossas casas podem virar verdadeiras fábricas com as impressoras 3D que esta seria uma nova revolução industrial.

Alastair faz parte de um grupo de pesquisadores de arquitetura que criou a Wikihouse, uma casa que pode ser montada com paredes modulares — estas podem ser impressas em 3D — e parafusos. O Wikihouse Open Source Construction Kit é um software livre com código aberto que pode ser modificado por todo mundo. Qualquer pessoa pode construir uma moradia através do Wikihouse. Como as impressoras 3D ainda são raras, os arquitetos criaram um protótipo desta casa em madeira. Assim, é necessário aprender a cortá-la para montar a própria casa. Confira a montagem da Wikihouse no vídeo abaixo.

 

Continua após a publicidade

Publicidade