Cobertura descontraída tem terraço com cobertura de palha e piscina elevada
O escritório Escala Arquitetura assina a reforma desta cobertura duplex de 210 m² com escritório integrado à sala.
Assinada pelas arquitetas Carolina Escada e Patrícia Landau, do escritório Escala Arquitetura, a reforma desta cobertura duplex de 210 m² em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi pensada para atender aos desejos de um casal e suas duas filhas adolescentes. Recém-adquirido pelos moradores, o imóvel passou por uma reforma total, com alterações na planta, reforços estruturais e um novo projeto de interiores que une sofisticação, funcionalidade e afeto.
No primeiro pavimento, os moradores pediram maior integração entre estar e jantar, além de manter a cozinha original, que estava em ótimo estado, e criar um closet separado na suíte do casal. Para isso, uma das principais mudanças foi a realocação da escada, que antes dividia o espaço social.
“A antiga posição da escada e do lavabo comprometia o fluxo. Ao mudar isso, conseguimos integrar muito mais o ambiente e ganhar amplitude”, explica Carolina Escada.
Outras mudanças importantes envolveram a eliminação do quarto de serviço, cujo espaço foi redistribuído para abrigar o novo closet, o banheiro da suíte master, o lavabo, a área de serviço e o banheiro de serviço. As arquitetas também incluíram um escritório integrado à sala, com duas estações de trabalho e sofá-cama, isolado por portas de correr.
“Essa área é multifuncional, perfeita para home office e também para receber hóspedes”, completa Patrícia Landau.
No segundo pavimento, as filhas ganharam quartos independentes, com um banheiro generoso compartilhado, além de uma sala de TV descontraída e uma área externa totalmente transformada.
O terraço, que antes tinha apenas um pequeno trecho descoberto, agora conta com piscina elevada, bancada gourmet com churrasqueira e mesa de refeições sob cobertura metálica branca com teto em palha de dendê. “Como os clientes pediram um chuveiro externo com sensação de cachoeira, envolvemos a área com paisagismo”, conta Carolina.
A decoração adota uma base neutra, com predominância de cores claras, para valorizar o acervo afetivo dos moradores. Móveis assinados por designers brasileiros compõem o projeto, como a mesa de centro Concrete (Estudiobola), as poltronas Paulistano (Paulo Mendes da Rocha) e a mesa de jantar de Fernando Jaeger. “Salvo algumas peças pontuais que já pertenciam à família, tudo foi escolhido especialmente para o projeto”, revela Patrícia.
Entre os materiais, destaque para o piso em madeira Cumaru original, restaurado no primeiro andar, e o Granito Giallo escovado apicoado nas áreas externas e na sala do piso superior. Ali, o mobiliário leve e fácil de movimentar facilita os encontros e reflete o espírito jovem das filhas.
“Optamos por não colocar tapete para que os moradores sintam a textura da pedra natural ao andar descalços”, diz Patrícia. Já a estante de serralheria branca e os armários embutidos atrás do sofá oferecem funcionalidade sem pesar no visual.
Apartamento descolado tem meia parede verde na sala e varanda gourmet industrial
Halloween: 12 ideias de comidinhas para fazer em casa
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Apê de mãe e filha tem revestimento em cerâmica na parede do sofá
5 maneiras fáceis de deixar seu banheiro mais moderno