Cobertura de 250 m² vira lar de uma família que buscava mais espaço

A família de 4 pessoas se mudou para a cobertura duplex no Leblon e encomendou o projeto com a arquiteta Carmen Zaccaro

Por Redação Atualizado em 21 fev 2022, 23h30 - Publicado em 24 fev 2022, 13h00
cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-1-sala-de-estar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

Espaços amplos, confortáveis e funcionais para receber parentes e amigos, uma suíte para cada filho no pavimento inferior e uma suíte para os pais no andar de cima.

Estes eram os principais desejos de uma família composta por um casal entre 40 e 50 anos (ela, advogada; ele, engenheiro), com dois filhos (ela, 21 anos, estudante de moda; ele, 18 anos, jogador de vôlei) ao comprar uma cobertura duplex, de 250 m², no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-5-sala-de-estar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

A missão de colocar tudo em prática em apenas seis meses – já que os clientes venderam o apartamento antigo e tinham data para se mudar para o atual – coube à arquiteta Carmen Zaccaro.

Entre as principais modificações na planta do imóvel, como a sala era muito estreita e comprida, a arquiteta eliminou a varanda para aumentá-la, criando ambientes de estar e tv maiores e mais integrados, com circulação mais fluida.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-11-escada
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

Ainda na sala, havia um quartinho com função de louceiro que escondia a escada e estreitava o hall de entrada e foi eliminado. “Desenhei a estante de forma que se integrasse à escada, com um guarda corpo de vidro, e criei um armário para equipamentos de rede lógica, embaixo dela”, explica Zaccaro.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-10-bar-e-adega-sala-de-estar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

“Outro destaque na sala são as vigas e os pilares existentes, que foram descascados para deixar o cimento aparente, tratado com textura feita na própria obra”, acrescenta ela.

No que se refere à decoração, praticamente é tudo novo, de móveis a quadros passando por tapetes e adornos. A exceção está na sala de jantar, que foi ambientada com móveis clássicos de época, herança de família dos clientes. Toda a marcenaria dos quartos e banheiros foi desenhada pela própria arquiteta.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-8-bar-rack-tv-sala-de-estar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

“O projeto tem uma atmosfera leve e contemporânea que reflete a personalidade alegre dos moradores. Por isso, optei por cores claras e elementos naturais, como madeira, couro e tecidos de algodão, para conferir aconchego e pontos de cor para trazer alegria”, conta ela.

Continua após a publicidade

Veja também

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-14-quarto-casal
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

No quarto do casal, Zaccaro destaca as soluções de marcenaria, especialmente a penteadeira (que também funciona como bancada para home office) e o painel ao lado da cama, que esconde uma janela com vista para o vizinho.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-19-quarto-filha-home-office
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

No quarto da filha, ela ressalta a escolha das cores do décor, que foi (a pedido da cliente) extraída do painel de mapa da parede atrás da cama. Já no quarto do filho, a decoração tem uma pegada mais industrial, a pedido dele próprio.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-23-quarto-filho-home-office
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

Como a cozinha tinha um tamanho generoso e formato quadrado, a arquiteta colocou a copa no centro, deixando-a bem mais confortável.

“Usei madeira e tijolinho na copa para trazer aconchego e um toque de cor nos armários para deixar o espaço mais alegre. Para separar a área de serviço, usei uma porta de metalon com vidro canelado, permitindo a entrada de luz quando fechada”, explica Carmen Zaccaro.

cobertura-no-leblon-vira-o-novo-lar-de-uma-familia-que-buscava-mais-espaco-casa.com-carmen-zaccaro-juliano-colodeti-mca-estudio-3-mesa-de-jantar
Juliano Colodeti/MCA Estúdio/Casa.com.br

Segundo a arquiteta, o maior desafio deste projeto foi executá-lo em apenas seis meses, considerando o tamanho do imóvel.

“Tive que criar soluções interessantes e compatíveis com o tempo que dispunha para a execução da obra”, conta Zaccaro, que também fez o projeto para o terceiro andar da cobertura e no momento está aguardando o ok da prefeitura para iniciar as obras. “Será um espaço de lazer, com piscina, sauna, churrasqueira e área gourmet”, adianta.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade