Cobertura de 200 m² ganha piscina com azulejos coloridos e área gourmet
O escritório Escala Arquitetura criou uma decoração pautada em materiais e acabamentos naturais, além de muitas peças de cerâmica, paixão da moradora
Uma mulher estrangeira que mora fora e visita o Brasil com frequência comprou esta cobertura duplex de 200 m², em Ipanema, para ter um pouso na Zona Sul do Rio de Janeiro e alugar por temporada quando o imóvel estivesse desocupado. Em seguida, encomendou às arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura, um projeto de reforma completa dos dois andares, com decoração integralmente nova em todos os espaços.
Mudanças no primeiro andar
No primeiro andar, a cliente pediu para manter a divisão dos 3 quartos originais, integrar a cozinha com a sala, revestir o piso em madeira de demolição (inclusive na cozinha), fazer as bancadas dos banheiros de madeira, considerar no layout a disposição de camas que poderiam se transformar em camas de casal, quando juntas, e de solteiro, separadas.
Originalmente, havia uma cozinha, um quarto de serviço e uma área de serviço isolados por paredes, que, juntos, ocupavam muito espaço. Com a reforma, as arquitetas eliminaram essas paredes e, no local do quarto + área de serviço, criaram um novo banheiro social e ainda aumentaram a cozinha, que passou a ser integrada à sala.
A escada original – que era bastante irregular e desconfortável, e ainda ficava no meio da sala – foi deslocada para a parede lateral, melhorando significativamente a circulação em toda a área social.
Mudanças no segundo andar
Já no segundo andar, a cobertura era apenas uma laje sem uso, com um telhado improvisado, sem nada na área externa. Com a reforma, as arquitetas construíram ambientes indoor e uma área externa descoberta, com piscina, e uma cobertura metálica de aço cortén, com teto forrado de fibra natural, que protege a nova área gourmet e a churrasqueira.
Um quarto extra para ser usado como ateliê de cerâmicas da proprietária e foi criada uma nova área de serviços.
Decoração
Em termos conceituais, o projeto, como um todo, valoriza texturas, materiais e acabamentos naturais. “A cliente gosta de brincar com esses contrastes, foi um pedido dela”, conta Carolina. “Na piscina, nos inspiramos em azulejos marroquinos que extraímos de uma imagem de referência enviada pela cliente. As estampas foram desenhadas exclusivamente para este projeto e pintadas à mão com tintas aquareláveis, pois queríamos dar a impressão de desgaste, de antigo, como ela solicitou”, acrescenta Patricia.
Toda a marcenaria foi desenhada pelo escritório, sob medida para o projeto, com destaque para a estante da sala de tv, no piso inferior, que também serve para expor plantas e objetos decorativos de cerâmica; no segundo andar, a mesma madeira de demolição usada no piso foi replicada no painel das paredes, na mesa/bancada e nas prateleiras.
No quesito “mobiliários”, no primeiro andar, como a cliente solicitou um sofá confortável para ver tv, as arquitetas usaram um modelo de medidas generosas, com um módulo chaise na lateral. Já no segundo andar, os móveis foram escolhidos de forma a facilitar a mudança no layout do espaço, de acordo com as necessidades. Aqui, o sofá curvo, por exemplo, além de quebrar a rigidez de layout, pode ser girado e deslocado, conforme a disposição das poltronas, banquinhos e pufes.
Entre as peças de design assinado, vale destacar a poltrona Jangada, de Jean Gillon, garimpada em um antiquário.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: