Casa Created with Sketch.

Casarão dos anos 70 manteve suas qualidades na reforma

A obra no casarão de 755 m² administrou intervenções na planta, nos acabamentos e nas soluções de forro, que são bonitos e engenhosos.

Chamada por conhecidos para avaliar se esta casa seria uma boa compra, a arquiteta paulista Fabiana Avanzi se surpreendeu durante a visita. “Logo percebi as qualidades do imóvel. Nitidamente, alguém com talento havia traçado aqueles espaços amplos e bem distribuídos”, diz ela, que desvendou o mistério quando encontrou as plantas da década de 70 com detalhes desenhados pelo autor. A construção horizontal, combeirais largos e esquadrias do piso ao teto, trazia a assinatura de Gian Carlo Gasperini, italiano radicado no Brasil desde os anos 40, autor de importantes obras e sócio de um dos maiores escritórios do país, o Aflalo & Gasperini. Com vários atributos, a moradia localizada num arborizado e tradicional condomínio fechado de São Paulo era certeza de bem viver – e, sim, um bom negócio. Por isso Fabiana recomendou aaquisição aos clientes e começou a planejar a reforma tendo o cuidado de não descaracterizar o conjunto. Enormes para os padrões de hoje, alguns ambientes ganharam usos novos e divisórias extras na medida para um casal com uma filha pequena, a exemplo da sala íntima, desdobrada em escritório e quarto de brinquedos. Mas a maioria preservou sua amplitude. Além da atualização das instalações (hidráulica, arcondicionado etc.), o foco recaiu sobre os acabamentos, releituras de materiais presentes no original (como madeira e pedra), e as soluções especialmente engenhosas que realçam os forros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s