Casa Created with Sketch.

Casa pré-fabricada viajou 900 quilômetros para ficar integrada à natureza

O projeto do estúdio MAPA chegou praticamente pronto, de caminhão, na serra catarinense!

 (Leonardo Finotti/Divulgação/Casa.com.br)

A casa pré-fabricada pela Minimod e desenvolvida pelo estúdio MAPA, escritório de arquitetura com sede no Brasil e Uruguai, vem chamando a atenção em sites internacionais por estar totalmente integrada à paisagem verde do sul do país. O mais curioso é que a casa foi feita no interior de São Paulo, e para chegar até a serra catarinense viajou 900 quilômetros de caminhão para – finalmente! – transformar-se em uma casa de campo.

 (Leonardo Finotti/Divulgação/Casa.com.br)

Desenvolvida em apenas um volume, a residência compacta, com uma planta simples, fica elevada do solo acidentado sobre uma estrutura de palafitas. No topo, um telhado verde da Ecotelhado complementa a integração total à natureza – em uma foto de drone, vista de cima, você nem percebe que se trata de uma casa. Já os grandes painéis vidro, em contraste com as paredes exteriores em tons escuros, permitem que os moradores possam sentir-se dentro da paisagem da região – considerada uma das mais belas do país.

 (Leonardo Finotti/Divulgação/Casa.com.br)

“O módulo se apresenta como um refúgio primitivo com uma reinterpretação contemporânea, com a intenção de criar uma experiência em torno de toda a paisagem remota”, afirma o escritório. O MAPA projetou os painéis de construção a partir de madeira laminada cruzada. Também conhecido como CLT, o material combina a resistência do concreto e do aço, mas é relativamente novo no Brasil.

 (Leonardo Finotti/Divulgação/Casa.com.br)

A área social com uma pegada rústica, por conta dos revestimentos de madeira, inclui uma cozinha gourmet, com bancada preta, uma sala de jantar e sala de estar, com uma lareira e uma estante ampla. Na área íntima, os dois quartos, do mesmo tamanho, em lados opostos da planta, são servidos por dois banheiros idênticos. O visual cozy (com uma inspiração escandinava) de todo o décor faz a gente até duvidar que o cenário é brasileiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s