Casa Created with Sketch.

Casa mineira preservou as antigas árvores do terreno

O projeto tem reentrâncias e aberturas para reverenciar as velhas árvores do lote.

Um jovem pai recém-separado e apaixonado por música deixou Belo Horizonte atrás do sonho de viver numa das cidades pequenas que têm conquistado o coração de quem quer morar com tranquilidade na região metropolitana.

A mudança para Nova Lima

 

A mudança para Nova Lima, entretanto, deveria comportar privacidade para os dias de convivência com o flho adolescente (cuja guarda divide com a mãe) e a retomada da vida social. Os arquitetos mineiros Eduardo França e Letícia de Azevedo defniram então uma planta com ocupações e circulações segmentadas, sem compartimentar a casa, valorizando a paisagem generosa do lugar que deu nome ao projeto – o bosque da Ribeira.

Planta dividida em dois andares

 

Dividir a planta em dois pavimentos (o primeiro para as áreas sociais e o segundo para as íntimas) seria simples não houvesse o desejo de preservar as árvores. O exercício geométrico compensou: a construção se desdobra em dois braços, formando um U. Assim, cerca-se de verde por todos os lados e o deixa visível graças aos espaços envidraçados. “A não ser pelo estúdio de música”, comenta Eduardo, que desenhou esse espaço para o cliente baterista ensaiar sem interferir tanto na tranquilidade da morada. Por uma escada de madeira chega-se ao segundo andar desta que se pode chamar de “casa de meninos”. Lá, cada um dos dois moradores tem seu próprio quarto, banheiro e closet sem ninguém para atrapalhar a bagunça.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s