Casa Created with Sketch.

Casa em condomínio no interior paulista chama a atenção pela vista

Na medida para o descanso em família, esta casa reúne áreas social e íntima num único nível, de onde se pode contemplar um belo lago, colinas e um campo de golfe.

Não bastassem as normas rígidas do luxuoso condomínio no interior paulista, o terreno adquirido para a casa de fim de semana somava uma adversidade: o melhor da paisagem ficava no lado menos solar, a face sul. A criação de ambientes transparentes de modo a captar luz e vista – e, ao mesmo tempo, capazes de filtrar interferências como os fundos das outras construções, ocultadas estrategicamente pela caixilharia – resolveu o impasse no projeto do escritório Gálvez & Márton Arquitetura, de São Paulo. “O cliente queria a sensação de casa térrea,no nível da paisagem”, conta Andrés Gálvez. “Por esse motivo, a construção se organizanum grande patamar permeável em relação aos fundos e à frente do terreno, protegendo a área íntima com visão controlada na lateral.”

Com três filhos adultos e um caçula ainda na infância, o proprietário queria proporcionar lazer coletivo sem comprometer a privacidadede cada um. “Mas, além do recuo de 10 m da rua exigido pelo condomínio, devíamos incorporar a quadra de tênis, o que nos limitou muito espacialmente, apesar de termos em mãos um terreno de 3 mil m2”, observa Andrés. A ideia de promover a circulação pelas varandase de distribuir os acessos entre a entrada principal e o jardim lateral permitiu criar cenáriosdiferentes e privilegiados em todas as faces da casa, a despeito dos desníveis do lote. A sensação de amplitude ganhou força com a horizontalidade das vigas metálicas e dos painéis de cumaru que desenham a fachada. Internamente, portas pivotantes e outras de embutir conectam generosamente os ambientes. Felizes com o resultado, os donos começam no próximo ano a construção de um segundo refúgio de veraneio, que terá a mesma linguagem desta casa, de acordo com os arquitetos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s