Casa de campo tira partido do aclive do terreno para criar privacidade
Com um layout em formato de "U", o projeto assinada pelo escritório Raiz Arquitetura foca em integração e funcionalidade
O projeto desta casa localizada em Itu, no interior paulista, buscou atender o pedido dos clientes, um casal com filho único: uma residência permeável, integrada, funcional, e que tirasse partido do terreno, um pequeno aclive, para aproveitar da vista para o vale. O projeto é assinado pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza.
O ponto de partida foi a escolha do terreno em uma das extremidades do condomínio. A fim de proporcionar maior privacidade e tranquilidade aos moradores, foram realizados diversos estudos sobre as variações térmicas e climáticas da região para entender a melhor forma possível para aproveitar entrada da ventilação natural e a incidência solar ideal nos interiores durante todas as estações.
Com todos esses dados, foi traçada uma implantação em “U”, com os usos sociais no centro do programa da casa, espaços de lazer, gourmet e cozinha na extremidade mais longa e a fachada de entrada na extremidade mais curta, aproveitando o bloco suspenso no pavimento superior como marquise, bloqueando a incidência solar para quem adentra a casa.
Ainda em relação à implantação, foi posicionada em frente ao “U” uma piscina com borda infinita, margeando a pele de vidro que reveste parte do ambiente da sala, possibilitando a vista dos interiores para a região do vale. O posicionamento em uma cota mais alta foi essencial para garantir maior privacidade aos usuários durante os usos de lazer da residência, que também conta com uma prainha, sauna e um SPA para seis pessoas.
Os interiores do térreo contam com uma ambientação mais leve e integrada, fruto da utilização do vidro para a criar permeabilidade visual entre os ambientes. No primeiro pavimento, já na entrada, uma ampla sala principal se divide três ambientes: sala de jantar; sala de estar com poltrona e sofá; e espaço para lareira, estruturado em pé-direito duplo.
A cozinha da residência se destaca pela presença de uma ilha central e portas de correr, que possibilitam o isolamento e a conexão com os usos sociais e o espaço gourmet. O térreo ainda conta com um lavabo de apoio, sala de TV e um escritório, que se integram visualmente à caixa envidraçada do jardim de inverno. Um elevador conecta o pavimento à garagem no subsolo.
Uma escada, feita totalmente de madeira cumaru, dá acesso aos usos privativos no pavimento superior. O andar conta com seis dormitórios, sendo duas suítes master para os moradores. A suíte do casal está localizada na menor extremidade e tem parte do revestimento externo feito em madeira ripada, que traz privacidade ao mesmo tempo em que camufla uma das janelas laterais. Esse ambiente ainda conta com um banheiro privativo, que pode se integrar visualmente ao quarto através de caixilhos de vidro.
Para a suíte do filho, instalada no lado oposto e de forma isolada da área social, foi aproveitada a cobertura do bloco da sauna para criar uma varanda generosa com ofurô e lounge externo, ideal para receber os amigos em momentos de confraternização. Na parte posterior, foi projetado um edifício de apoio para a realização de festas e confraternizações.
Para o projeto luminotécnico da residência, o uso de luminárias e sancas minimalistas reforçam o tom clean e leve proposto para os interiores, com intensidade adequada a cada uso. Já na área externa, a iluminação traz um destaque pontual para a presença de algumas peças de paisagismo, como as palmeiras que circundam a casa.
Veja mais fotos!