Casa Created with Sketch.

Casa construída com bom gosto e soluções econômicas

Erguido com R$ 270 mil, este sobrado de 185 m² em São Paulo é fruto de muito planejamento e boas ideias – numeradas a seguir.

Jovens e arquitetos, Juliana Assali e Danilo Terra já estavam formados fazia bons anos, tinham trabalhado no México e no Japão e haviam reformado uma acolhedora quitinete no centro de São Paulo para morar. Mas aí surgiu a vontade de ter filhos e o casal saiu em busca de um imóvel amplo, no mesmo bairro ou perto dele, para comprar. Impossível. O jeito, então, foi vasculhar a vizinhança dos pais deles – a ideia era habitar uma região conhecida e ficar perto da família no futuro, quando viesse o bebê. A busca exigiu muitos passeios de carro pelo tradicional bairro da Lapa até que um terreno com uma casa parcialmente demolida chamou a atenção. “As pessoas reclamam da falta de alternativas acessíveis. É preciso procurar muito – algo bem diferente de simplesmente entrar num estande de vendas e receber as boas-vindas com champanhe”, argumenta Danilo, referindo-se à canseira para achar o lote com bom preço que o interessou. Os escassos 15 m de profundidade do lote e seu declive – situação difícil para interessados em erguer um sobrado convencional – afugentavam possíveis compradores. Nada assustador para Danilo e Juliana, que não pretendiam mexer no terreno e o financiaram enquanto juntavam dinheiro para construir. Aí pesaram muito as qualidades do projeto, esmiuçado com o sócio, Pedro Tuma, ao longo de dois anos. Ansioso por espaços amplos e integrados, o casal contratou calculistas arrojados, dispostos a traçar paredes laterais robustas e evitar pilares no meio dos ambientes. A obra, acompanhada de perto pelos arquitetos, contou com as múltiplas habilidades de Alceu Terra – pai de Danilo –, que fez armários, arandelas e bancadas de cimento. Valeu: hoje a família celebra a chegada do segundo filho e estima os gastos em R$ 270 mil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s