Continua após publicidade

Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções

Leonice Alves também criou soluções funcionais e espaços integrados com a paisagem neste projeto em Alphaville

Por Redação
7 ago 2023, 13h00
Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, sala de estar com parede de vidro e pé-direito duplo. Escada e parede de pedra.
 (Divulgação/Casa.com.br)
Continua após publicidade

O terreno irregular – estreito na frente e comprido na profundidade – não foi problema para a arquiteta Leonice Alves criar um projeto aberto e integrado para a casa de condomínio de 553 m² em Alphaville (SP), onde moram um casal com duas filhas.

Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, fachada com jardim.
(Divulgação/Casa.com.br)

A fachada conta com uma garagem que tira partido do vão da construção provocado pela laje suspensa e segue com um desenho para a porta em uma superfície de pé-direito duplo. A arquiteta utiliza materiais que favorecem a estética, como os revestimentos de alumínio com aparência de madeira, que criam volumetria e contraste.

Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, sala de jantar com parede de vidro e pé-direito duplo.
(Divulgação/Casa.com.br)

Nos interiores, a integração é constante, com espaços livres e grandes aberturas. A circulação nas áreas sociais e gourmet é fluida, um pedido dos moradores, que gostam de cozinhar e receber os amigos – esquadrias piso-teto isolam ou unem os espaços internos e externos, quando necessário.

O projeto luminotécnico com detalhes em led na marcenaria e pontos de luz no gesso cria um clima aconchegante, reforçado pela madeira.

Continua após a publicidade
Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, espaço gourmet com bancada e cozinha integrada,
(Divulgação/Casa.com.br)

Na cozinha, a arquiteta explorou a iluminação natural, instalando janelas amplas como grandes aliadas para transmitir luz e ventilação natural, com vista para o jardim. A suíte no térreo foi um pedido especial feito pela proprietária para sua mãe, com total acessibilidade e garantia de conforto, evitando subir escadas.

Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, quarto infantil com brinquedoteca suspensa.
(Divulgação/Casa.com.br)

No pavimento superior estão as dormitórios das filhas: são duas meninas de idades e personalidades bem diferentes. Uma recebeu um quarto clássico, com boiserie na parede e cabeceira de capitonê. A caçula ganhou uma brinquedoteca suspensa com nichos de decoração e camarim embutido na escada.

Continua após a publicidade
Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. NA foto, quarto com varanda e parede estofada.
(Divulgação/Casa.com.br)

A suíte master do casal, com terraço, tem vista privilegiada para o sol poente e para o o paisagismo do próprio condomínio. O décor possui tons claros e suaves.

Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, sala de TV com tapete listrado.
(Divulgação/Casa.com.br)

Ainda no pavimento superior, a sala de TV é bastante espaçosa e versátil, um ambiente para o convívio social e entretenimento, com total privacidade.

Continua após a publicidade
Casa de 553 m² tira partido do terreno irregular para setorizar funções. Projeto de Leonice Alves. Na foto, piscina com borda infinita e salão de jogos.
(Divulgação/Casa.com.br)

Na área externa, um declive do terreno foi usado para receber a piscina de borda infinita e uma construção com salão de jogos, tocheiros e fire pit. A seleção de plantas, a pedido dos proprietários, foi pensada especialmente pelo fácil cultivo e manutenção.

Veja mais fotos!

Publicidade