Casa de 146 m² ganha cozinha verde clara e área externa com churrasqueira
A arquiteta Camilla Bischoff se inspirou nos tons da natureza para criar um projeto aconchegante, com sala integrada e lavanderia.
Com o desejo de reformar o lar onde residiam, o casal, proprietário dessa casa em São Caetano do Sul, encontrou no trabalho da arquiteta Camilla Bischoff a sinergia perfeita para transformar o sonho em realidade.
Com 146 m² de área total, a reforma foi parcial e realizada na sala, cozinha, área externa com churrasqueira e banheiros. Entre as solicitações, a atualização da área externa, já que a cobertura existente era muito antiga; a reparação de alguns vazamentos, como da lavanderia e uma cozinha aconchegante, já que, apesar da boa metragem, a antiga não tinha nenhum planejamento.
Para esse projeto, Camilla explica o conceito que o norteou: “O conceito foi equilibrar beleza e praticidade. Usei cores claras e inspiração na natureza para criar uma sensação de calma e luminosidade. Cada detalhe foi pensado para ser funcional e organizado, proporcionando um ambiente acolhedor e tranquilo”, explica a profissional.
Para o melhor aproveitamento do layout, houve a demolição completa da edícula na área externa e seu reposicionamento. Além disso, toda a parte de infraestrutura de captação de águas pluviais e esgoto foi refeita.
Como a casa é bem iluminada, Camilla utilizou uma cobertura transparente na área externa, que pode ficar aberta ou ser fechada nos dias de chuva. Além disso, há claraboia num dos banheiros e na lavanderia.
Com relação à iluminação artificial, a arquiteta criou diferentes cenas. “Na área externa há arandelas e luz no banco, além de um cordão com lâmpadas, que dá charme extra. Nos banheiros há luz frontal nos espelhos e iluminação decorativa nos nichos do box”, conta.
Na cozinha o tom da marcenaria não passa desapercebido. O verde escolhido para a parte de cima harmoniza com a cor utilizada na parte inferior. Os revestimentos utilizados dão movimento e levam facilidade na limpeza do dia a dia. Detalhe para o armário com porta escamoteável. Feito sob medida, ele pode ficar aberto ou fechado, garantindo ainda mais personalidade ao ambiente.
Percorrendo a sala, temos o ambiente da sala de jantar integrado. No local, a arquiteta preservou a textura marmorato, feita em uma das paredes, o piso de granito com detalhe orgânico em duas tonalidades, bem como a escada de mármore. Para aquecer, o painel e o móvel de madeira foram a aposta. Eles se contrapõem aos revestimentos e dão modernidade ao local, marcado por diferentes texturas, como no tapete de corda náutica e nos tijolinhos.
Os banheiros são um charme a parte. Num deles o ladrilho hidráulico em formato hexagonal e com paginação especial garante o protagonismo. No outro, com dois chuveiros e bancada dupla, a iluminação decorativa sob os espelhos dão a sensação de fluidez.