Bloco de marcenaria forma adega vitrine para 300 garrafas em apê de 190m²
O projeto, assinado pelo escritório Beta Arquitetura, utilizou cores claras para complementar a vista deslumbrante do Rio
Em busca de mais espaço e vista indevassável de cartão postal, um casal com um filho comprou este apartamento de 190m², no Rio de Janeiro. Em seguida, encomendaram um projeto de reforma geral aos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do escritório Beta Arquitetura, com decoração integralmente nova em todos os cômodos.
No geral, os clientes pediram um apartamento moderno, chique e despojado, em tons neutros e claros, e se mostraram dispostos a investir em marcenarias bem planejadas.
Além disso, pediram para aumentar a suíte master (que resultou da união de dois quartos e permitiu ainda criar um closet e um banheiro mais amplo) e transformar um dos quartos em espaço multiuso – sala de tv, escritório ou quarto de hóspede – com portas de correr que permitem integrá-lo à sala principal. O lavabo, que não existia na planta, foi construído do zero, graças à laje dupla que permitiu passar por ela todas tubulações necessárias.
Como o cliente tem paixão por vinhos, os arquitetos projetaram um grande bloco de marcenaria em toda a extensão da parede da atual sala de jantar para acomodar uma super adega-vitrine climatizada (com capacidade para 300 garrafas), com portas de madeira na lateral que camuflam o louceiro e a cristaleira.
Esta mesma estrutura também delimita, de um lado, o hall de entrada e, do outro lado, a circulação que dá acesso à cozinha. “Na cozinha, decorada em tons de menta, cinza claro e madeira, criamos uma ilha que funciona como copa e também serve de apoio para degustação de vinhos e entradas antes das refeições na mesa de jantar”, diz Bernardo.
Segundo os arquitetos, a principal inspiração do projeto foi a vista deslumbrante da Lagoa, que adentra os cômodos, transformando suas janelas em quadros vivos. Para não tirar o protagonismo deste cartão postal da capital carioca, a dupla apostou em tons claros e neutros combinados com carvalho natural. “As cores aparecem de forma pontual, especialmente em almofadas e adornos”, ressalta Tânia.
A decoração, que segue o estilo contemporâneo e atemporal, conta com móveis de design assinado, com destaque para a poltrona Tião (de Sergio Rodrigues), as luminárias de piso e arandelas (de Fernando Prado para a Lumini), as cadeiras de jantar (de Tadeu Paisan) e a mesa de jantar (de Jader Almeida). Para acrescentar um toque hand made, o sofá em couro da Natuzzi ganhou a companhia da mesa de apoio feita com galho de árvore, criação do artesão alagoano Ruciel Lisboa, em parceria com o artista pernambucano Leonardo Allouchie (da Casa Ocre).
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