Continua após publicidade

Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura

Reforma assinada pelas arquitetas Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho

Por Redação
11 nov 2024, 19h00
Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, estante cheia de nichos.
 (Juliano Colodeti/Divulgação)
Continua após publicidade

Um jovem casal alugou um apartamento de 200 m² no Jardim Botânico, bairro do Rio de Janeiro, com o desejo de criar um lar que atendesse às suas necessidades atuais, mas que também fosse confortável e flexível para as futuras demandas.

Com isso em mente, a reforma de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho buscou adaptar os espaços e priorizar a funcionalidade. A ideia era que os móveis soltos e as marcenarias fossem facilmente reaproveitados, acompanhando as mudanças do tempo e dos hábitos dos moradores.

Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, biblioteca com estante, poltrona e sofá.
(Juliano Colodeti/Divulgação)

Como o casal ama livros, o projeto incluiu uma biblioteca semi-integrada à sala de estar. O ambiente, aconchegante para leitura, possui uma grande estante desenvolvida com três medidas de caixas soltas que se sobrepõem formando um “tetris” – estrutura que facilita a montagem e desmontagem do móvel.

Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, papel de parede em azul.
(Juliano Colodeti/Divulgação)
Continua após a publicidade

No hall de entrada, foi criada uma atmosfera ousada e personalizada. O papel de parede que ilustra a Mata Atlântica, em tons de azul, traz um toque vibrante ao ambiente, que é complementado pelo piso de mármore com mosaicos originais. Uma marcenaria solta, com gavetas e prateleiras para sapatos, acrescenta charme e  funcionalidade ao espaço.

Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, sala de estar com pontos de cor.
(Juliano Colodeti/Divulgação)

Na sala de estar, as esquadrias originais em madeira integram o ambiente ao verde da rua. Seguindo a proposta de layout flexível, o tradicional rack de TV foi substituído por banquinhos soltos.

Continua após a publicidade

A paleta de cores, em terracota e azul Klein, é destacada por obras de arte e uma mesa de centro. O tapete em fibra de hemp e juta, que remete ao clima praiano do Rio, completa a decoração.

Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, sala de jantar com obra de arte na parede.
(Juliano Colodeti/Divulgação)

Já a sala de estar conta com peças icônicas, como a mesa Pigmento, inspirada em Yves Klein, a escultura cinética de Raul Mourão e o banco revestido com azulejos da Panacea Phantastica de Adriana Varejão. Cada detalhe foi cuidadosamente escolhido para refletir o estilo e os interesses do casal, conferindo personalidade ao imóvel.

Continua após a publicidade
Biblioteca em casa: apê de 200 m² ganha espaço integrado para leitura. Projeto de Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho. Na foto, quarto com banco no pé da cama.
(Juliano Colodeti/Divulgação)

Na suíte, a natureza foi trazida para dentro com tons de verde na cabeceira da cama e detalhes em tecido bordado, criando um espaço tranquilo e harmonioso. A cômoda em madeira e o díptico de papel artesanal da artista Caroline Veilson adicionam um toque de sofisticação.

Confira mais imagens na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade