Arquitetos levam o jardim para o telhado em casa no Vietnã

Faixas com árvores e plantas se alternam com outras de revestimento cinza na cobertura da residência, projetada pelos escritórios Vo Trong Nghia Architects e ICADA

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin Atualizado em 19 jan 2017, 13h39 - Publicado em 2 ago 2016, 17h14
01-canteiros-com-arvores-e-plantas-se-alternam-com-faixas-de-revestimento-no-telhado

Para atender o desejo do morador, que queria uma casa espaçosa com um jardim grande, os escritórios Vo Trong Nghia Architects e ICADA decidiram levar as árvores e as plantas para o telhado.

02-canteiros-com-arvores-e-plantas-se-alternam-com-faixas-de-revestimento-no-telhado

As regras de construção da cidade de Nha Trang, no Vietnã, onde a residência fica, exigem que quase metade do telhado seja revestida com ladrilhos cinza ou laranja e que ele seja inclinado. Para cumprir as normas, os profissionais desenharam uma cobertura escalonada e em declive, onde faixas com plantas e outras com cobertura cinza se alternam entre grades pretas, criando pequenos pátios. Diversas espécies habitam o jardim criativo, que inclui um deque com cadeiras e mesa.

03-canteiros-com-arvores-e-plantas-se-alternam-com-faixas-de-revestimento-no-telhado 06_roof_detail_OKI

As divisões paralelas do telhado também delimitam os interiores da casa, que seguem as linhas. Ali, três jardins de inverno se distribuem entre a sequência de faixas para aumentar a incidência de luz e ventilação natural.

Continua após a publicidade

05-canteiros-com-arvores-e-plantas-se-alternam-com-faixas-de-revestimento-no-telhado 06-canteiros-com-arvores-e-plantas-se-alternam-com-faixas-de-revestimento-no-telhado

 

Leia também: 9 ideias de jardins para quem tem pouco espaço em casa

 

 

Fonte: Arch Daily.

Continua após a publicidade

Publicidade