Apê pequeno, de 38 m², transforma-se em lar amplo e aconchegante
As designers de interiores, Ana Paula Cunha e Grace de Paula, assinam o projeto desse pequeno apartamento com cores sóbrias e marcenaria funcional
Apartamentos pequenos são uma tendência em qualquer cidade grande. Mas os espaços compactos não significam que estilo, conforto e beleza tenham que ficar de lado. Após a reforma dos interiores, assinada pelo escritório Angra Design, esse apê de apenas 38 m² ganhou ares contemporâneos e muita amplitude.
“A forma com a qual fizemos a repaginação o deixou mais amplo, parecendo ser bem maior do que é. As cores sóbrias o deixaram mais aconchegante e a iluminação natural deu um ar relaxante aos ambientes”, contam as profissionais Ana Paula Cunha e Grace de Paula.
Área pequena, grande criatividade
Para otimizar o espaço disponível, toda a área social foi integrada, junto da cozinha, varanda e da área de serviço. Para encobrir a lavanderia, foi utilizada uma persiana decorativa. No estar, um grande espelho elimina qualquer sensação de aperto.
A grande extensão da varanda garante uma boa iluminação natural, sem contar que ela abriga charmosos vasos de plantas pendurados na parede, os quais trazem um pouco de verde para dentro do apê.
Marcenaria sob medida
Com a marcenaria feita sob medida, todos os ambientes puderam ser aproveitados ao máximo e da melhor maneira possível. A televisão da sala foi encaixada na parede, para evitar o uso de painel, e foi aplicado um revestimento no fundo para que a fiação ficasse embutida.
“Um ponto interessante é que no banheiro a pia está do lado de fora da porta, dando a ideia de um lavabo. Fizemos na marcenaria um pequeno armário superior todo espelhado, para não deixar apertado, e foi ótimo para que a moradora guardasse seus objetos pessoais”, comentam as designers.
Pedidos especiais dão personalidade
Um dos desafios do projeto foi um pedido da moradora: muito espaço para guardar suas roupas e pertences. Devido à metragem enxuta, as profissionais precisaram se adaptar e a solução encontrada foi diminuir a sala de estar e criar um guarda-roupa extra dentro do dormitório – que já contava com um armário em ‘L’.
Outro pedido especial, era ter um lindo pendente no jantar, e assim foi feito. Junto com a mesa redonda de quatro lugares, o espaço ficou super aconchegante e clean. A paleta de cores também reflete os gostos da ocupante, uma combinação de tons mais sóbrios, como o marrom e o bege, com outros mais delicados, como o rosa e o branco. Veja mais fotos na galeria!