Continua após publicidade

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira

A arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix, utilizou a marcenaria planejada como trunfo para criar soluções de armazenamento e mobiliário.

Por Editado por Ana Harada
4 jul 2024, 13h00

O proprietário deste estúdio de 37 m², em São Paulo, procurou a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix, para desenvolver um projeto para locação de temporada.  A missão era a de transformar o pequeno apartamento em uma morada com soluções criativas para atender aos diversos perfis de locatários, bem como oferecer uma acomodação visualmente atraente e flexível por meio da escolha de materiais duráveis.

“Esse projeto se tornou um dos meus queridinhos, pois mesmo com uma metragem reduzida conseguimos aproveitar bem a planta e projetar um apartamento super funcional. Implementamos uma marcenaria muito bem planejada, que entregou mais praticidade para todos os cômodos e equilibrou a referência da decoração industrial”, ressalta a arquiteta.

Estilo industrial

Seguindo as referências do industrial, uma das decisões foi a remoção do forro de gesso que deixou o estúdio com a linguagem industrial e despojada do concreto exposto. “Sem contar que ganhamos 18 cm de pé-direito”, explica a profissional. Para o piso foi especificado porcelanato 80×80 com padrão de cimento queimado, que oferece baixa manutenção e se encaixa bem no estilo industrial.

Cozinha

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, cozinha com marcenaria azul.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Primeiro ambiente avistado desde a entrada, a cozinha conta com uma bancada de granito cinza absoluto, em formato de U, foi a escolha providencial para a triangulação eficiente entre cooktop, pia e geladeira.

Continua após a publicidade
Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, cozinha com marcenaria azul.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Na paleta de cores, o azul se integrou com as referências do industrial e, ao mesmo tempo, entregou leveza ao ambiente. Para completar a sua estrutura, a máquina lava e seca foi discretamente camuflada em um dos armários. “Dessa forma, o futuro inquilino não precisará utilizar a área compartilhada do prédio, podendo lavar suas roupas no conforto de casa”, analisa a arquiteta que, com a mesma estratégia da discrição, ocultou o lixo para não comprometer a estética do ambiente.

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, cozinha, marcenaria azul, bancada, aparador, cristaleira.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Sala de Estar compacta

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, sala com sofá cama, aparador, bancada de cozinha, marcenaria azul.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Delimitada pela bancada da cozinha, mesmo compacta, a sala de estar é aconchegante e agradável com a presença de um sofá-cama e a ajudinha da marcenaria planejada, Júlia desenhou um buffet com espaço para armazenamento inferior e uma bancada na parte superior. Sobre ela, o minibar acompanha a decoração minimalista e industrial. Encostado no balcão da cozinha, o aparador desempenha duas funções: serve como mesa para refeições rápidas e pode se transformar em uma mesa de jantar maior.

Soluções inteligentes para espaços compactos

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, quarto, suporte com tv giratória, portas de vidro.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Para fazer a divisão entre a área social e a ala íntima, a profissional precisou ser meticulosa para e encontrar respostas que propiciassem ainda mais conforto. Sem espaço para um rack com TV, o caminho foi desenvolver uma estrutura giratória posicionada entre o quarto e a área social. “Com ela, foi possível direcionar a TV para qualquer lugar, permitindo sua visão em vários pontos do studio”, explica.

Continua após a publicidade
Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, quarto, suporte com tv giratória, portas de vidro.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

A porta camarão, de serralheria, combinou estética e funcionalidade com seu sistema de dobra que permite a abertura sem comprometer a área em seu entorno. Além disso, como ela se restringe apenas ao vão do quarto, Júlia aproveitou os espaços ao lado da porta camarão, voltados para a sala e cozinha, para conceder áreas de armazenamento para produtos de limpeza e o quadro de distribuição.

Quarto

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, quarto, armário azul, suporte giratório para tv.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Seguindo na mesma toada, a cama queen é acompanhada por espaços de armazenamento como o baú da cama, a sapateira na cabeceira e o armário que vai de uma ponta a outra da parede. “Sem dúvidas, o armário do quarto é um dos acertos deste layout. De parede a parede, comporta um grande volume de roupas sem prejudicar a circulação e sem se tornar um bloqueio visual. À frente dele, a cabeceira, que também serve de mesa de apoio e sapateira, foi uma maneira de criar mais armazenamento e trazer aconchego ao quarto”, detalha a arquiteta.

Continua após a publicidade
Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto,
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Na decoração, elementos minimalistas, cores neutras e ideias diferentes como os bolsos na cabeceira da cama para acomodar celular, óculos, livros e etc.

Banheiro

Apê industrial e estiloso de 37 m² tem local armazenamento na cabeceira. Projeto de Studio Guadix. Na foto, banheiro pequeno com meia parede azul.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Com uma boa base entregue pela construtora, o banheiro permaneceu com boa parte dos elementos originais e a profissional elaborou os armários e detalhes adicionais como o box com porta de abrir, pintura e o espelho com iluminação LED slim. Para proprietários que compram estúdios para investimento, Júlia recomenda a instalação de todos os acessórios, tais como suporte de toalhas, ganchos, papeleira, ducha higiênica, suporte para shampoo, etc. Este cuidado, além de facilitar a vida do inquilino, evita a colocação de itens indesejados ou danos ao imóvel.

Continua após a publicidade

Confira todas as fotos na galeria abaixo:

Publicidade