Apê de 220m² tem área gourmet, rede na sala e quarto com varanda integrada
A arquiteta Amanda Miranda, que assina o projeto, escolheu materiais naturais e grandes janelas, para trazer a paisagem para o interior
Localizado em Niterói (RJ), com uma vista singular da cidade do Rio de Janeiro e do morro Pão-de-Açúcar, este apartamento de 220m² foi projetado pela arquiteta Amanda Miranda para um casal com filhas adolescentes, que resolveram sair de uma ampla casa para um imóvel com melhor localização, na mesma cidade.
Os moradores apresentaram à arquiteta algumas demandas para o novo lar: um espaço claro e integrado, valorizando a vista, com a cozinha conectada à sala, mas com a possibilidade de fechamento; bancada gourmet na varanda da sala; cozinha num estilo mais clássico com uma ampla mesa de refeição; banheiro maior no quarto do casal; escritório mais reservado; rede na sala e no quarto.
Por fim, o casal pediu à arquiteta para reaproveitar uma grande adega existente no apartamento, a mesa de jantar, o sofá, alguns quadros e adornos de valor afetivo.
Apesar de ser um apartamento grande, a planta original não atendia às necessidades dos clientes por ser muito compartimentada e não aproveitar tanto a luz natural. Além disso, o antigo escritório ocupava um espaço da sala de estar, enquanto a cozinha era totalmente isolada da área social.
“No geral, nosso projeto buscou valorizar as belezas naturais do entorno, trazendo-as para dentro dos espaços, inclusive através da materialidade que adotamos. Na varanda da sala, por exemplo, o jardim vertical se mistura às copas das árvores externas, enquanto as paredes dos quartos ganharam texturas que lembram a areia da praia. Além disso, lançamos mão de muita madeira e pontuamos o décor com outros elementos também naturais, como palha e cerâmica”, informa Amanda.
No novo layout, o piano ganhou lugar de destaque na área social, tornando-se um elemento chave no projeto. Na suíte do casal, a arquiteta promoveu a integração do dormitório com a varanda para valorizar ainda mais a vista, posicionando a cama de frente para o mar.
Na suíte da filha, a arquiteta deslocou a parede do banheiro para criar um espaço de bancada/penteadeira, com mais iluminação natural, já que, como o espaço está voltado para o interior do apartamento, não há aberturas de janelas.
Na sala de estar/jantar, a arquiteta trocou a mesa grande retangular por duas mesas menores, sendo uma delas redonda, usada como mesa de jogos e apoio direto à área gourmet. Além disso, foi criado um outro ambiente de estar voltado para a Baía de Guanabara, com um sofá bastante confortável e uma rede que convida ao relaxamento após um dia duro de trabalho.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: