Continua após publicidade

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores

Para o seu próprio lar, a arquiteta Renata Patelli criou um projeto repleto de cores e elementos afetivos em 270 m²

Por Nádia Kaku
13 mar 2024, 13h00

Acostumada a lidar com a demanda por casas e apartamentos cheios de personalidade para os clientes do seu escritório de arquitetura, Renata Patelli encarou, no projeto do seu próprio apartamento, um desafio e tanto: entregar a reforma em menos de um mês.

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, sala de estar e jantar com quadros, sofá e tapete.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

Com metragem espaçosa de 270 m², o apartamento dos anos 1960 no bairro de Higienópolis teve suas principais características originais preservadas, ganhando nas cores, mobiliário e decoração o toque de personalidade da família.

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, sala de jantar com quadros e parede verde. Aparador e poltrona.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

Acabamentos e revestimentos foram mantidos e recuperados, como o piso de taquinho de madeira e os elementos de mármore na cozinha e banheiros. A compartimentação do apartamento, por outro lado, foi o principal objeto de transformação: na área social, as paredes foram eliminadas para criar um amplo living aberto, setorizado em sala de estar e jantar.

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, sala de estar com poltronas, quadros e tapete.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

O ambiente recebe luz natural na maior parte do dia, graças a uma extensa janela de 12 m. À noite, a vista emoldura as luzes do centro da cidade. Uma sala de TV se acomoda em um dos cantos, oferecendo um espaço mais aconchegante e privativo para a família desfrutar.

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, quarto de casal com quadro e parede verde.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

A decoração partiu de garimpos, leilões e até heranças que passaram de geração para geração. Nas palavras de Renata Patelli, “tudo na minha casa conta uma história”, tornando cada canto do lar um capítulo da trajetória da família. As paredes do apartamento ganharam vida com cores como Estátua Antiga, Inverno Londrino e Buquê de Hortênsia (todas da Coral).

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, quarto infantil com quadros e tapete.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

A atenção aos detalhes também se reflete no quarto da filha do casal, onde cores, estampas e flores criam um ambiente lúdico e personalizado para a garota de dois anos. Destaque para um quadro especial, confeccionado pelo artista carioca Tauba, que antes servia como enfeite de porta de maternidade e agora adorna a cabeceira. Na arte está a caricatura de Renata e Victor Linhares – companheiro e sócio de Renata Patelli – como um filme em cartaz.

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, banheiro com cuba esculpida e espelho.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

A cozinha, por sua vez, manteve-se fiel à arquitetura original e teve o piso de caco de mármore preservado. Nos banheiros, paredes foram pintadas, boxes trocados e armários restaurados, mas a pia de mármore e a cuba foram mantidas.

Veja mais fotos!

Continua após a publicidade
Publicidade