Casa Created with Sketch.

Apê de 45 m² foi pensado para morador com deficiência auditiva

A arquiteta Angelina Bunselmeyer criou um apartamento integrado e contemporâneo para um jovem que ama receber e cozinhar

Apartamento integrado. Sofá cinza à direita e mesa de jantar preta à esquerda. Estante azul escuro com bonecos funko e garrafas de bebida.

 (Luiz Franco/Casa.com.br)

Leandro tem em torno de 30 anos e estava saindo da casa dos pais pela primeira vez em 2020. Artista, chef e fotógrafo, ele possui uma severa deficiência auditiva e, em função disso, tinha algumas inseguranças em relação ao novo lar. Por amar cozinhar e receber, a arquiteta Angelina Bunselmeyer projetou uma casa com dispositivos que fizessem o morador se sentir seguro, mas sem deixar de contemplar seus interesses.

Sofá cinza com travesseiros laranja. Estante azul escura com bonecos. Varanda integrada com mesa de jantar.

 (Luiz Franco/Casa.com.br)

Estruturalmente, a profissional integrou a cozinha, a varanda e a sala do imóvel de 45 m². Também foi criada uma porta do banheiro para o estar, transformando-o em um banheiro social. A decoração possui estilo contemporâneo, muita madeira e paleta de cores azul e preta.

Estar com sofá cinza e tapete preto e branco listrado. Hack de madeira com televisão. Ao fundo, estante azul com bonecos e garrafas de bebida

 (Luiz Franco/Casa.com.br)

O principal desafio, porém, segundo Angelina, foi o de proporcionar segurança ao cliente. Seus receios incluíam medo de incêndio, assaltos e dificuldade de contato com a portaria, já que não havia sistemas de automação (como câmeras) disponíveis. As soluções encontradas foram simples e eficientes, por exemplo uma arandela ligada à campainha da casa. Também foram instalados um sistema ligado à portaria que emite um sinal luminoso quando toca o interfone e um equipamento que vibra na cabeceira da cama e permite avisar em casos de emergências.

Cozinha integrada com bancada em madeira com tampo preto. Dois bancos pretos. Estante em marcenaria azul escura

 (Luiz Franco/Casa.com.br)

Na cozinha, o destaque é o balcão em pedra para fazer os chocolates gourmet, uma paixão do ocupante. Já na sala, estão pufes móveis que servem como baús e também um grande baú o qual serve para marcar a divisão entre o sofá e a mesa de jantar. Como outra paixão do morador é colecionar, foi feita uma estante em madeira para abrigar garrafas de bebida e muitos bonequinhos funko.

Quarto com cama de casal e colcha azul escura. Parede em madeira e estantes brancas na lateral e acima da cama. Três quadros onde le-se "zona de conforto" "love" e um com um coração

 (Luiz Franco/Casa.com.br)

O dormitório, apesar de pequeno, possui armários acima e na lateral da cama, com portas de correr, garantindo bastante espaço de armazenamento. A marcenaria é branca com amadeirado, e os puxadores são somente um rasgo na diagonal, deixando a leitura do móvel mais limpa e descolada. Veja mais fotos abaixo!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.