Continua após publicidade

Apê de 230m² ganha adega, closet e área social integrada com reforma

O escritório Studio 021 Arquitetura desenhou a marcenaria que contempla a adega, louceiro, estante e apoio da tv

Por Redação
29 abr 2023, 13h00

Um casal com dois filhos comprou este apartamento de 230m² no Rio de Janeiro e contratou as arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do escritório Studio 021 Arquitetura para fazer uma reforma completa, de todos os ambientes, antes da mudança.

Sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras de madeira; adega em marcenaria.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Os clientes pediram uma adega generosa na sala, um closet para cada cônjuge na suíte master e que todos os ambientes sociais fossem integrados”, conta Camila.

“Originalmente, o apartamento tinha quatro quartos, sendo apenas um deles suíte. Após a reforma, passou a ter duas suítes e os outros dois quartos foram mantidos – um para o filho e o outro com função de escritório”, acrescenta ela.

Sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras de madeira; adega em marcenaria.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Segundo as arquitetas, o projeto partiu da adega generosa solicitada pelo cliente, que foi integrada a uma grande marcenaria desenhada pelo escritório e instalada na sala, que concentra ainda louceiro, estante e apoio da tv. Além de ter se tornado o coração da casa, esta solução funciona também como elo de ligação entre os ambientes de estar, jantar e tv.

Continua após a publicidade
Sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras de madeira.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo atemporal, só foram aproveitadas do acervo da família a poltrona Lounge com banqueta de Charles Eames (que hoje está na sala de tv) e a mesa de centro Maria Preciosa, assinada por Etel Carmona. Todos os outros móveis são novos.

Sala de estar com adega em marcenaria, tapete azul, poltrona Mole.
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos”, sempre que possível, as arquitetas optam por materiais naturais nos projetos que assinam e, neste caso, não foi diferente. Aqui, elas escolheram um piso claro e neutro de mármore Travertino Navona, que, aliado à marcenaria com acabamento em madeira freijó, resultou em um espaço acolhedor e equilibrado.

Continua após a publicidade

Destaques na área social: A marcenaria multiuso projetada pelo escritório (com função de adega climatizada, louceiro e estante) que se estende por toda a parede principal até o hall de entrada e a total integração dos ambientes sociais.

Quarto com closet, com cabeceira branca. cama de casal e roupa de cama azul
(Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Destaques no quarto do casal: Ambiente claro, porém acolhedor; um closet para cada cônjuge; sensação de o dormitório parecer maior graças ao uso de revestimentos claros e espelhos, que também ajudaram a disfarçar as portas de acesso aos closets.

Veja todas as fotos na galeria abaixo!

Continua após a publicidade
Publicidade