Continua após publicidade

Apê de 180m² tem peças afetivas na decoração retrô e ofurô no jardim

Carina dal Fabbro aproveitou ao máximo o acervo dos moradores e até incluiu uma estante pintada pela pequena moradora na sala

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 14h59 - Publicado em 11 fev 2023, 13h00
Sala de jantar; geladeira retro; estante rosa; mesa redonda com tampo branco; cadeiras verdes; luminária
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Uma morada alegre, colorida e com ares retrô foram alguns dos pedidos do casal de moradores a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, durante o briefing para a reforma do apartamento garden que se tornou o verdadeiro refúgio da família. Longe da loucura da cidade, o imóvel possui de 180m² e é localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Sala de jantar; mesa redonda branca; luminária; estante rosa; geladeira retrô verde menta
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

O principal desafio da arquiteta foi equilibrar todos os desejos dos clientes de maneira harmoniosa. “Eles são pessoas divertidas e queriam um décor que refletisse isso. Além disso, amam cor, contavam com várias peças de memória afetiva e buscavam por soluções práticas e que facilitassem o dia a dia”, enfatiza Carina.

Desta forma, além de aproveitar ao máximo o mobiliário existente, outro ponto estratégico deste projeto foi a integração dos ambientes.

Continua após a publicidade
Sala de estar; sofá azul turquesa; teto colorido; tapete
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Unindo e adequando os espaços às necessidades dos moradores, a profissional eliminou a parede da cozinha para conectá-la com a área social – um estímulo extra para a convivência entre os moradores e seus amigos, que estão sempre visitando a casa.

Sala de estar; sofá pink; sofá rosa; espelho
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Com a missão de reaproveitar a mobília e manter as memórias afetivas sempre presentes no lar, Carina propôs a reforma da dupla de sofás que os moradores já tinham.

Continua após a publicidade

“As peças foram um presente de casamento superespecial e estão com eles desde a montagem da primeira casa da família, por isso, mantê-las era tão importante”, relembra a arquiteta. Pontuando os tons de pink e azul, os sofás estão prontos para continuar fazendo parte dos momentos especiais dessa família.

Sala de estar; sofá azul; sofá pequeno; mesa lateral
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Aproveitando todos os pequenos espaços, Carina ainda posicionou um espelho ao lado do sofá pink. Mais do que refletir a imagem e propiciar amplitude, a peça ainda tem mais uma função: conta com cabides para pendurar bolsas e o que mais for necessário. Já ao lado do sofá azul, uma adega serve como apoio para as flores que tanto adicionam vivacidade para o lar.

Fugindo da estrutura convencional de contar apenas com mesa e cadeiras, a sala de jantar reúne itens que a transformam em um espaço que verdadeiramente emana a essência dos moradores. Com um piso que imita o ladrilho hidráulico, ela abriga também uma estante que recebeu um toque super especial.

Continua após a publicidade
Sala de jantar; mesa redonda branca; luminária; estante rosa; geladeira retrô verde menta
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

“Originalmente amarela, a peça foi pintada de rosa pela moradora e sua filha de cinco anos. Agora, sempre que estiverem a mesa, elas poderão contemplar o belo trabalho que fizeram juntas”, pontua Carina.

Outro item valioso da sala de jantar é a geladeira retrô verde menta. Na família há muitos anos, a peça ganhou uma nova utilidade após a retirada do motor e hoje serve como armário para armazenar uma preciosa coleção de discos de vinil.

Cozinha; marcenaria verde; cozinha verde menta; bancada de granito preto
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Com armários revestidos em preto e branco e uma parede que a escondia dos outros cômodos, a cozinha deste apartamento era um ambiente sem graça e pouco convidativo. Após um estudo detalhado do projeto, Carina removeu a parede, integrando-a com a sala, e deu nova vida aos armários por meio da técnica de envelopamento com os tons de verde menta e amadeirado.

Quarto infantil; quarto montessoriano; cama infantil; cama de casinha
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Seguindo a premissa de que um quarto infantil deve ser um espaço para a criança dormir, brincar e se desenvolver em segurança, Carina trouxe para o ambiente os conceitos do método Montessoriano. Na disposição do layout, tudo foi pensado para que a criança viva com independência e liberdade, estimulando seu desenvolvimento.

Quarto; cabeceira de madeira ripada; cabeceira rosa; parede azul; quadros; cama de casal
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Para a suíte do casal, a proposta foi investir nas cores que transmitem paz e tranquilidade para o ambiente. Seguindo os ensinamentos da psicologia das cores, a arquiteta apostou na predominância do azul, presente nas paredes e nos móveis laterais da cama. Para a cabeceira, Carina chegou com um ripado rosa super aconchegante e romântico: o resultado é um quarto cheio de vida e propicio para o verdadeiro relaxamento.

Ao visitar o apartamento pela primeira vez, os moradores se apaixonaram pela possibilidade de ter um jardim, mesmo vivendo em um apartamento. Com um espaço externo de 50 m², a área se tornou o cantinho favoritos da família, especialmente nos fins de semana. Além do ofurô, o local também conta com uma churrasqueira, redes para descansar e plantinhas para decorar.

Área externa; pergolado; jardim; ofurô
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

“A ideia do ofurô partiu de um sonho dos moradores em ter um verdadeiro espaço de relaxamento, principalmente para os dias de calor”, conta Carina. Para realizar mais esse desejo do casal, a arquiteta alterou as partes hidráulica e elétrica para abastecer a tina de madeira.

Continua após a publicidade

Sem abrir mão da segurança, o piso anterior também foi substituído pelo porcelanato antiderrapante. “Desenhamos ainda um pergolado de alumínio com cobertura de policarbonato, que garante não só a privacidade do local como o protege do sol”, finaliza a arquiteta.

Veja todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade