Apê de 100 m² tem canto alemão e jardim vertical na varanda
Due Arquitetos apresentaram soluções práticas para uma metragem reduzida
O escritório Due Arquitetos assinou o projeto de um apartamento de 100 m² para um casal e seus dois filhos. Uma integração na área social e uma nova planta na área íntima foram necessárias para atender a todas necessidades dos moradores.
Pensado nos mínimos detalhes para tirar o máximo proveito da metragem disponível, as arquitetas Fernanda Borges e Thais Araujo, fizeram uma reforma completa.
Para a área social, o ponto de partida foi a integração entre os ambientes, que valorizou o espaço de convívio e garantiu um layout fluido e funcional.
Os caixilhos, que separavam varanda e sala, saíram de cena para garantir a junção total e um pórtico de madeira, que envolve vigas e colunas, serviu como um elemento decorativo. O detalhe trouxe um toque de aconchego para o espaço social, que foi pensado para receber com conforto.
Além da madeira, cores leves – como o azul, cinza e off-white – fazem parte da composição. A mesma paleta se repete na cozinha, compondo com o conceito geral do projeto.
“O tom mais vibrante ficou por conta do verde na vegetação do jardim vertical feito sob medida acima do banco na varanda”, explicam as arquitetas. Ademais, uma ampla mesa de jantar e um banco de marcenaria acomodam as visitas no ambiente gourmet.
Uma nova churrasqueira, fechada nas laterais, foi pensada para proporcionar uma exaustão mais eficiente e minimizar a fumaça no cômodo. Uma bancada mais espaçosa, com cuba grande para lavar os itens do churrasco, lixeira embutida e um local para a cervejeira facilitam o uso do local.
Desenhado pelo escritório, um móvel multifuncional atende diferentes demandas, como hall social e escritório. A estrutura metálica branca compõe a estante com nichos abertos de madeira e nichos fechados com portas ripadas em tom off-white, trazendo leveza e modernidade.
Na sala de jantar, cadeiras confortáveis e um amplo banco com espaço interno para armazenamento recebe a família nas refeições do dia a dia. O painel ripado envolve o cômodo e proporciona um ar intimista e aconchegante com nichos que servem para o cantinho do café.
Na cozinha, a bancada branca e o revestimento azul claro da parede contrastam com a marcenaria em tom escuro e a estrutura metálica branca.
A grande mudança na planta do apartamento foi eliminar um dos quartos, para redistribuir o espaço, ampliando a suíte infantil e a suíte do casal e tornando possível a criação de um grande closet. A ideia foi trazer maior aconchego para os moradores na área privativa, sem interferir na área social do imóvel.
Na suíte do casal, o conforto do quarto se uniu com o home office e a charmosa penteadeira.
Já a suíte infantil apresenta uma marcenaria desenhada com inspiração nas peças de Lego, um dos brinquedos preferidos dos filhos. A parede principal do quarto foi revestida com papel de parede personalizado com super-heróis.
“Com uma das camas suspensa, aumentamos a área de brincadeiras, criando uma cabana com brinquedos e livros. As peças coloridas marcam os locais de armazenagem e compõem o ambiente de forma lúdica. As peças de Lego também estão presentes no banheiro da suíte, transformando o banho em um momento divertido”, finalizam.
Veja mais imagens: