Continua após publicidade

Apartamento térreo de 164 m² ganha estilo industrial e toques praianos

O projeto do escritório Co+Lab Juntos setorizou a área externa e trouxeram mais personalidade para o décor do imóvel

Por Yara Guerra
Atualizado em 28 fev 2024, 19h37 - Publicado em 11 jun 2021, 08h00
Sala de estar com piso de madeira e décor neutro, estante no estilo industrial, sofá branco e poltrona marrom
Tons neutros dão a base para o décor do imóvel. Poltrona Costela da Abracasa, tapete da Galeria Hahti e luminária de piso da Ângulo Iluminação (Luiza Schreier/Casa.com.br)

O casal de moradores deste apartamento térreo de 164 m² no Jardim Botânico (Rio de Janeiro) havia feito uma reforma há alguns anos que integrou cozinha e sala, trocou o revestimento da piscina e inseriu um deck deslizante sobre ela. Mesmo com estas mudanças, eles sentiam que o imóvel não refletia a sua personalidade e decidiram contratar o escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores para imprimir mais aconchego, conforto e vida no apartamento.

Sala de jantar com fundo de varanda e bastante iluminação natural. Estante de estilo industrial, piso de madeira e base de decoração neutra
(Luiza Schreier/Casa.com.br)

O objetivo das arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, sócias no escritório, era fazer a família se apaixonar novamente pelo apartamento. Para isso, elas abraçaram o gosto dos clientes – que amam praia e mar, mas também se interessam pelo estilo industrial

Continua após a publicidade
Área externa de um apartamento térreo com paisagismo que lembra quintal de casa, namoradeira branca com marrom e jardim vertical
A ideia era fazer com que a área externa lembrasse o quintal de uma casa. Paisagismo da Casa de Anas e pufe de corda, espreguiçadeira e pufes na água da Tidelli (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Por se tratar de um apartamento de andar térreo com bastante espaço na área externa, as arquitetas buscaram soluções para deixá-lo com clima de casa, cuidando, especialmente, para que todas as portas e janelas tivessem vista para o novo paisagismo, como se o lado de fora fosse o quintal de uma casa.

Veja também

Antes da reforma, este ambiente externo não tinha muita vegetação e contava com uma iluminação inadequada, o que acabava fazendo com que os moradores não o aproveitassem muito. As profissionais então propuseram modificar o layout e setorizar melhor o espaço, agora dividido em espaço zen, espaço de estar/refeições e espaço da piscina. 

(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Já na sala, elas projetaram uma estante em serralheria preta fosca com nichos e prateleiras em madeira freijó, pois uma das solicitações era mais espaço de armazenamento e um móvel de visual mais moderno para o ambiente. 

Continua após a publicidade

“Soltamos a estante do piso para trazer mais leveza e projetamos as prateleiras em diferentes alturas para tornar o móvel mais fluido”, explica a arquiteta Juliana Gonçalves.

Quarto de casal com parede revestida por tijolinhos e escrivaninha branca com madeira
Cômoda da AEM Design de Móveis e luminária de mesa da Ângulo iluminação (Luiza Schreier/Casa.com.br)

No quarto do casal, as vigas descascadas em concreto bruto, encontradas na sala no início do projeto, foram replicadas para a decoração. Juliana e Fernanda revestiram a antiga parede branca com tijolinho irregular, na cor natural, para imprimir um visual mais industrial. Elas também projetaram uma nova cômoda lateral, que funciona como mesa de cabeceira para a cliente, adicionando espaço de armazenamento.

Continua após a publicidade

O décor seguiu um estilo industrial com toques de praia. Com tons claros e neutros como base, foi impressa no projeto uma forte sensação de aconchego e acolhimento. Já na área externa, o azul predominou por ser uma das cores favoritas dos moradores.

(Luiza Schreier/Casa.com.br)

Algumas peças do acervo dos moradores foram aproveitadas no novo projeto, como a mesa de jantar, o sofá (que foi reestofado) e as camas. 

Continua após a publicidade

Confira a galeria abaixo para ver mais fotos e detalhes:

Publicidade