Apartamento com varanda integrada tem vasos diretamente na marcenaria
O apartamento de 85 m², com projeto de Flávia Prata, conta com uma bancada em granito preto São Gabriel e marcenaria verde na cozinha.
Localizado no bairro Cerqueira César, em São Paulo, este apartamento de 85 m² passou por uma reforma de interiores assinada pela arquiteta Flávia Prata. O projeto foi desenvolvido para uma mulher e seu filho de 20 anos.
A cliente optou por manter boa parte do que já havia sido entregue pela construtora, como o piso de porcelanato, as bancadas e revestimentos do banheiro, mas desejava ampliar a área social do apartamento e, para isso, a varanda foi integrada à sala de estar. Embora o revestimento da construtora tenha sido mantido, foi realizado um trabalho artesanal após a remoção do caixilho da porta, complementando o piso com novas peças de porcelanato. Isso garantiu a continuidade visual, evitando qualquer quebra na paginação e assegurando harmonia no espaço.
O objetivo era criar um projeto com uma estética clara, limpa e organizada, mas com toques de cor que trouxessem personalidade. O ponto de partida foi a cozinha, que apesar de ter uma bancada em granito preto São Gabriel, ganhou leveza com a marcenaria em tom de verde. A partir dessa tonalidade, foram escolhidas as demais cores e texturas utilizadas no imóvel.
A marcenaria também foi trabalhada de forma estratégica para ocultar a área de serviço. Além disso, o espaço recebeu fitas de LED para criar pontos de luz personalizados. A iluminação geral foi adaptada com luminárias de foco, atendendo às necessidades dos moradores e aliando funcionalidade e aconchego. O LED também foi utilizado no escritório, proporcionando uma iluminação mais direcionada e eficiente.
Apaixonada por plantas, a cliente inspirou a arquiteta a integrar vasos diretamente na marcenaria, reforçando a sensação de frescor e bem-estar dentro da sala. Essa escolha trouxe uma conexão suave e harmônica com a natureza, resultando em um espaço que convida à tranquilidade e relaxamento.
Nos banheiros, os acabamentos originais entregues pela construtora foram mantidos, mas uma fileira de revestimento colorido, o Gouache Mandarine, da Portobello, foi adicionado para conferir mais identidade.
No quarto, as diferentes opções de iluminação na cabeceira permitem ajustes variados conforme a ocasião, criando uma atmosfera acolhedora e intimista. Para completar, a parede em frente à cama recebeu uma pintura artística assinada pela Lanó Arte em Parede, que adiciona personalidade de maneira sutil e elegante, sem comprometer a circulação, que já era limitada.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: