Continua após publicidade

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia

Para o projeto de seu lar, a arquiteta Natália Salla trabalhou com cores análogas em vez de cores complementares, criando um equilíbrio suave e acolhedor.

Por Redação
10 set 2024, 19h00
Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, sala de jantar, móvel de marcenaria azul.
 (Gisele Rampazzo/Divulgação)

Este apartamento de 240 m² transformou-se em um oásis urbano graças à renovação assinada pela arquiteta Natália Salla. O apartamento foi idealizado para ser o lar da própria arquiteta e seu marido, refletindo seu sonho de ter um espaço que proporcionasse uma vista inspiradora do céu, a luz do sol inundando os ambientes e uma visão tranquila da natureza.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, banheiro com banheira solta.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

“O maior desafio enfrentado durante a realização deste projeto foi a completa reforma de um apartamento de 50 anos em um período recorde de seis meses. O projeto exigiu duas intervenções estruturais significativas: reforços metálicos para suportar o peso da banheira no banheiro principal e para o spa na varanda. Além disso, as chuvas representaram um desafio adicional, especialmente para a área externa da varanda, que precisava ser impermeabilizada”, revela Natália Salla.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, sala de estar integrada com jantar.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

Natália optou por uma base sóbria e neutra que permeia todos os ambientes, garantindo um visual limpo e sofisticado. Toques de azul na área do bar e da cozinha, bem como toques de verde no hall e no lavabo, adicionam vitalidade e cor ao espaço, sem comprometer a sensação atemporal. A escolha cuidadosa de trabalhar com cores análogas em vez de cores complementares cria um equilíbrio suave e acolhedor.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, hall, parede em degradê verde, espelho de piso.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)
Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, sala de jantar.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

O design brasileiro é o protagonista deste apartamento, que foi pensado para valorizar a cultura e a arte nacional. Cada peça do mobiliário foi escolhida com cuidado, buscando harmonizar forma, função e estilo. Entre os destaques, estão as poltronas do bar e as cadeiras da varanda da Prototyp&, a mesa de jantar e o sofá da Cremme, as cadeiras de jantar e as poltronas da área externa da Fahrer, o aparador, o banco do hall de entrada e o banco do quarto são obras do renomado designer brasileiro Fernando Jaeger e a mesa da varanda é da Traço Objetos.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, cozinha, parede de azulejos, grafite.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

Completam o estilo da decoração, obras de arte em acrílico e óleo, bem como esculturas de artistas brasileiros e de galerias de arte, entre as peças figuram esculturas de Inos Corradin, Sarro e Evandro Schiavoni. Para os quadros, nomes como Pedro Terra, Ornela Jacobsen, Rosa Feltrin, Rosa Maria, De melo, Osvaldo Ribeiro, Andre Lombardi, Gisele Ulisse, Sergio Amorim e Marilene Zanchett. Um dos destaques fica por um grafite de índio azul, feito pelo renomado Cranio.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, sala de estar, sofá cinza, pufe.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

Além, disso, todas as áreas do apartamento são totalmente automatizadas, incluindo cenários, cortinas, ar-condicionado, som, iluminação e fechaduras.

Continua após a publicidade
Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, academia.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

A varanda da cobertura percorre todos os ambientes do apartamento, criando uma sensação de “casa”. Portas balcão conectam os quartos e a sala à varanda, permitindo que os moradores desfrutem do sol, do céu e da vista para o parque e até presença de passarinhos. O projeto ainda inclui uma academia, com um ambiente compacto, mas funcional que garante a praticidade para a prática de exercício.

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, varanda, hidromassagem.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

O paisagismo do apartamento reflete a paixão dos moradores por cozinhar. A varanda é decorada com plantas frutíferas, como limão siciliano, morango, amora e jabuticaba, bem como uma variedade de temperos como sálvia, alecrim, tomilho, pimentas e hortelã. Lavanda foi plantada próxima ao quarto e à jacuzzi, proporcionando um aroma relaxante.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade