Casa Created with Sketch.

Apartamento no Acre utiliza móveis embutidos para ganhar espaço

O Acre existe, sim! E está no CasaPRO: conheça o apartamento projetado por Renata Cardoso e que faz parte do projeto Arquitetos do Brasil

01b-apartamento-no-acre-utiliza-moveis-embutidos-para-ganhar-espaco

 (/)

Em seu primeiro projeto, na cidade de Rio Branco, Renata Cardoso, a acriana de Arquitetos do Brasil, mescla referências modernas com maximização de espaço e aspectos regionais. “O principal conceito para criação do projeto era um espaço moderno, no qual se gastasse moderadamente e que atendesse a demanda de um casal jovem e obtivesse a organização dos utensílios domésticos e móveis em um ambiente pequeno”. A profissional relata que, devido à grande oscilação climática local, na construção do ambiente é imprescindível que se utilize recursos como iluminação e ventilação natural. “Adoro a integração do ambiente interno com o externo para promover o melhor aproveitamento da luz e ventos. O Acre possui intempéries climáticas muito distintas. Temos o verão com temperaturas que chegam perto dos 40°C e ventos secos, o que dificulta a conservação da edificação. E um inverno com temperaturas amenas, ventos e muita chuva. Em alguns dias do ano temos a presença das friagens que pode baixar a temperatura até 10ºC ou menos”. Renata ainda diz que um bom acriano não pode deixar de ter um espaço para receber os amigos e familiares. “O acriano adorar receber pessoas em sua casa, tomar tereré e fazer churrasco à beira da piscina, já que não temos mar, mas temos calor de sobra! Então, área de lazer e espaços inteligentes que promovam a integração com a família e amigos não podem faltar”. Confira a seguir, a entrevista completa com a arquiteta acriana do Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Identifico-me muito com o estilo contemporâneo, mas definitivamente adoro peças clássicas e acho fundamental o aproveitamento delas em um projeto: elas permitem identificar cada cliente. Adoro a integração do ambiente interno e externo para promover o melhor aproveitamento da luz e ventos. Temos grandes profissionais e grandes nomes no mercado trabalhando de forma bacana, mas quando falamos em contemporaneidade, não podemos deixar de visitar a biografia e obras de Frank Lloyde Wright e Oscar Niemeyer.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

O Acre possui intempéries climáticas muito distintas. Temos o verão com temperaturas que chega perto dos 40°C com ventos secos e uma umidade altíssima que dificulta a conservação da edificação. E um inverno com temperaturas amenas, ventos e muita chuva. Em alguns dias do ano temos a presença das friagens que podem baixar a temperatura até 10°C ou menos.

3. O que não pode faltar na casa de um acriano?

 

O acriano adorar receber pessoas em sua casa, tomar tereré e fazer churrasco à beira da piscina, já que não temos mar e temos um calor de sobra! Então, área de lazer e espaços inteligentes que promovam a integração com a família e amigos não podem faltar.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são?

 

Revistas como Casa Claudia, Arquitetura & Construção, internet (CasaPRO), Curso de Decoração Casa Claudia (que foi fundamental para montar meu projeto) e viagens, principalmente para conhecer in loco o que os profissionais estão fazendo e cursos online. Estou sempre pesquisando e olhando matérias e revistas, leio tudo que chegar à minha mão.

5. O que compensa (ou não) trazer de outras regiões do Brasil ou do mundo em questão de materiais?

 

Infelizmente ainda somos bem carentes em termos de grandes lojas e empresas que ofereçam produtos de qualidade com preços justos, pagamos mais caro em todos os materiais. Então comprar pela internet e importar são, definitivamente, uma excelente opção.

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

O que mais me frustra, atualmente, são as pessoas que não possuem nenhum conhecimento técnico, nunca fizeram um curso específico e que se auto intitulam designers de interiores e decoradores. Este tipo de situação prejudica o mercado em desenvolvimento e profissionais que estudaram e se capacitaram e que estão lutando bravamente para promover a mudança de conceitos. Acho que temos que combater esse tipo de conduta.

7. Qual foi o último livro que leu?

 

Quem ama, educa, de Içami Tiba.

8. Você é a favor da reserva técnica?

 

Acho que os lojistas deveriam, sim, incentivar os profissionais a levarem seus respectivos clientes para suas empresas. Seria uma parceria entre a loja e o profissional. Mas, em primeiríssimo lugar, está sempre o cliente e devemos atendê-lo de forma eficiente e digna, sem onerar custos e valores para ele, lembrando que o profissional já esta recebendo o valor de seu trabalho pago pelo cliente.

 

Perguntas e respostas:

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Niemeyer.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Pudim de leite.

3. E o Vento Levou ou Dançando na Chuva? E o vento levou.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Elis Regina, sempre!

5. Sushi ou pizza? Ambos.

6. Atari ou Playstation? Atari.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Clarice Lispector.

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android ou iOS? Android.

10. Paris ou Milão? Paris.

perfil-apartamento-no-acre-utiliza-moveis-embutidos-para-ganhar-espaco

 (/)

Renata Cardoso Santos é recém-casada, mãe da Maria Valentina, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Uninorte- AC e especialista em Interiores e luminotécnica. Conheça mais seu trabalho:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s