Apartamento na Vila Madalena: charmoso como o bairro, em SP
Nem a parede curva assustou os moradores. Nichos sugeridos pelo arquiteto tornaram o apê de 157 m² ainda mais gracioso depois da reforma
Por Reportagem Ana Weiss (texto) e Deborah Apsan (visual) | Fotos Gui Morelli
access_time
19 Jan 2017, 15h48 - Publicado em 13 Feb 2013, 21h49
-
1.
zoom_out_map
1/6
Ao abrir duas portas (nas laterais da foto) o arquiteto Rafael Urano Frajndlich aumentou a entrada de luz na sala e organizou a varanda em dois ambientes. Hoje, Letícia e Andrécurtem todo o tempo que podem no apartamento novo. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
-
2.
zoom_out_map
2/6
Sem derrapar na curva. A parede semicircular era o grande desafo da reforma. “Ao mesmo tempo que ela apresentava essa geometria difícil, era o maior plano da casa, e havia muitos livros e objetos para organizar”, diz o arquiteto, do escritório 23 Sul Arquitetura. os nichos de MDF revestidos de laminado plástico acompanham a curvatura do prédio. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
-
3.
zoom_out_map
3/6
Escala industrial. Amante da gastronomia, a dupla coleciona uma quantidade de louça digna de um refeitório. o armário da cozinha e os gavetões sob a pia deram conta da armazenagem e ainda sobrou espaço para o balcão de mármore são gabriel (Pedras Souza), de onde o casal assiste ao pôr do sol degustando vinho. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
-
4.
zoom_out_map
4/6
Adega dos sonhos. Para delimitar o espaço, que comporta 400 garrafas, o arquiteto ergueu uma nova parede com drywall (Universo do Gesso) – usando 1,10 m da sala. “Alinhada com o armário da cozinha, a divisória melhorou o desenho da planta”, comenta o arquiteto. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
-
5.
zoom_out_map
5/6
Luz que transforma. A planta original do quarto de casal apresentava um pequeno dente sem muita utilidade. Para montar este bem iluminado escritório, o arquiteto roubou menos de 1 m do quarto ao lado, hoje reservado às visitas, aumentando o espaço. o plafon, da reka, abastecido com lâmpadas fuorescentes, garante à noite luz adequada para o trabalho. Na hora de o casal se preparar para dormir, luminárias articuláveis (também da reka) sobre a cama podem ser voltadas para a parede, criando uma luminosidade suave. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
-
6.
zoom_out_map
6/6
Sol e água quente. A vista para o bairro dos sonhos ganhou um mirante mais que especial, o ofurô (Kan Tui) instalado na varanda. “Uma coluna bem embaixo desse plano dispensou qualquer reforço estrutural”, conta o arquiteto. No lado oposto, um pequeno ambiente “reveza” o sol com a banheira oriental. À noite, leds embutidos no deck de cumaru (Pau-Pau Pisos de Madeira) sinalizam o caminho dos proprietários e convidados. Projeto de Rafael Urano Frajndlich.
“Queríamos muito encontrar um apartamento no bairro paulistano da Vila Madalena. Achamos este de 157 m2 e foi amor à primeira vista. A parede redonda me assustava, pois não conseguia imaginar o que colocar nela. A solução dos nichos foi fantástica. O contorno peculiar da planta pôde ser preservado sem quebrar a linha da proposta do arquiteto, de integrar ao máximo os ambientes. O projeto atendeu, mais que tudo, à paixão minha e de Letícia pelas coisas boas da vida: comer e beber bem com a família e os amigos. Integramos a cozinha e acomodamos, num canto da sala, uma adega, que em pouco tempo virou a atração turística daqui. Foi a nossa primeira experiência com reformas e não achávamos que seria possível resolver ao mesmo tempo a cozinha, as áreas de estar e a organização das nossas coisas. Hoje olhamos para o resultado e não conseguimos nos imaginar vivendo num lugar diferente.”
André Fontenele, engenheiro de São Paulo