Continua após publicidade

Apartamento mineiro é perfeito para receber visitas

Com amplitude e integração de espaços, o profissional do CasaPRO projetou um apartamento voltado para o lazer e conforto dos visitantes

Por Alex Alcantara
Atualizado em 16 fev 2024, 15h34 - Publicado em 16 set 2014, 23h31
07-apartamento-mineiro-e-perfeito-para-receber-visitas
 (/)
Continua após publicidade
07-apartamento-mineiro-e-perfeito-para-receber-visitas

Marco Dias Reis, formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MG, projetou em Belo Horizonte um apartamento extremamente funcional para as tarefas diárias e ao mesmo tempo confortável para receber visitas. Com o uso de uma paleta crua, conseguiu mesclar contemporaneidade e leveza, deixando o ambiente iluminado e destacando os móveis e detalhes do revestimento. Já na cozinha optou por uma reforma mais drástica, com a mudança de todo revestimento e a colocação de uma nova bancada. Sobre os fatores locais de Minas Gerais, o arquiteto revela que o artesanato e o paladar estão presentes na vida e na casa dos habitantes. “A culinária e o artesanato estão muito presentes na vida do mineiro. Isso acaba influenciando a arquitetura e o design. Os principais desejos dos meus clientes são ter uma cozinha moderna e equipada. Outro ícone da cidade é o arquiteto Oscar Niemeyer. As pessoas se deparam com suas obras por toda cidade”, relata Marco. Confira abaixo, a entrevista completa com o arquiteto mineiro de Arquitetos do Brasil.

 

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Minhas inspirações são bastante amplas. Às vezes em uma obra de arte, outras em uma textura de roupa ou em uma paisagem de uma cidade. Isso muda muito dependendo da complexidade do trabalho. Há muitas personalidades que me inspiram: Adriana Varejão, Fernanda Marques e Guilherme Torres.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

A culinária e o artesanato estão muito presentes na vida do mineiro. Isso acaba influenciando a arquitetura e o design. Os principais desejos dos meus clientes são ter uma cozinha moderna e equipada. Outro ícone da cidade é o arquiteto Oscar Niemeyer. As pessoas se deparam com suas obras por toda cidade.

Continua após a publicidade

3. O que não pode faltar na casa de um mineiro?

 

Uma boa cozinha! A culinária está muito presente na vida do mineiro, os encontros de domingo diante à mesa são bem tradicionais.

4. Como você costuma se atualizar?

 

Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são? Sempre tento me reciclar com viagens e pequenos cursos no exterior. A internet é uma excelente ferramenta para isso também. Desde a época da faculdade eu assino Arquitetura & Construção e Casa Claudia.

5. O que compensa, ou não, em questão de materiais, importar?

 

Depende do projeto e do valor que seu cliente tem para investir no projeto. Existem materiais importados incríveis, mais você acha alguns similares nacionais com um ótimo custo-benefício.

Continua após a publicidade

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

A parte frustrante do meu trabalho é que várias pessoas podem exercer a profissão de arquiteto sem o embasamento técnico de um profissional qualificado, comprometendo a sua própria obra. O que mais me estimula é lidar com os sonhos das pessoas, isso é fascinante quando o projeto sai do papel e vira realidade.

7. O que todo mundo pensa quando você diz que é arquiteto, mas não é verdade?

 

Todo mundo pensa que a vida do arquiteto é glamorosa quando não é. Exige muito trabalho e responsabilidade.

8. Qual foi o último filme que assistiu?

 

Eu, a mamãe e os meninos, uma comédia francesa deliciosa!

Continua após a publicidade

9. Você é a favor da reserva técnica?

 

Sim, mas não sou o favor de embutir essa reserva no orçamento do cliente. O certo seria a loja reservar um valor para o profissional.

 

Perguntas e respostas

1. Oscar Niemeyer ou Lúcio Costa? Lúcio Costa.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Pudim de leite.

Continua após a publicidade

3. E o vento levou ou Dançando na Chuva? E o vento levou.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Marina Lima.

5. Sushi ou pizza? Pizza.

6. Atari ou Playstation? Nintendo Wii.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Caio F. Abreu.

Continua após a publicidade

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android ou iOS? iOS.

10. Paris ou Milão? Londres.

 

perfil-apartamento-mineiro-e-perfeito-para-receber-visitas

Marco Dias Reis é formado em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas. Estudou um ano na Central Saint Martins em Londres, fazendo vários cursos como os de Fotografia, História da Arte, entre outros. Participou de cinco Morar Mais por Menos. Ganhou um prêmio de Melhor Ambiente Sustentável pela mostra no ano de 2012, realizada em Milão. Conheça mais seu trabalho:

 

Publicidade