Continua após publicidade

Apartamento ganha maior integração com terraço aberto para a suíte

A premissa desta reforma foi redescobrir a estrutura de concreto e integrar espaços. Mas o casal conquistou mais: um apartamento com atmosfera caseira, perfeito para a chegada da filha

Por Por Luisa Cella (texto) e Mayra Navarro (visual) | Projeto Brito | Antunes Arquitetura | Fotos André Klotz
Atualizado em 20 dez 2016, 15h45 - Publicado em 7 Maio 2013, 21h45
00-apartamento-ganha-maior-integracao-com-terraco-aberto-para-a-suite

O apartamento tinha passado por uma reforma recente quando o casal decidiu alugá-lo. Dois anos depois veio a compra, e mais um transcorreu até os novos proprietários da morada espaçosa, localizada no primeiro andar de um prédio da década de 50, em São Paulo, sentirem vontade de adicionar a ela um certo jeito de casa. A base era boa: pé-direito de 3 m, amplas aberturas e até um terraço de 13 x 2,80 m. Foi durante uma visita à casa da amiga e arquiteta Cristina de Brito que Lia Bárbara, a moradora, encontrou o ponto de partida para o layout. “Ela gostou especialmente do concreto aparente e pediu para seguirmos o estilo”, revela Cris, que assina a reforma com a sócia, Juliana Antunes. Por isso, colunas e paredes originais descascadas até revelar o material pontuam salas, cozinha e suíte. O efeito brutalista é evidenciado por dois outros destaques da obra: a retirada de paredes de alvenaria e a iluminação minimalista. “Como a estrutura aparente de vigas e pilares já traz bastante informação, usamos poucas luminárias para evitar interferências”, explica Cris. O projeto luminotécnico privilegiou sancas, fitas de led e arandelas. Outra manobra das sócias focou a parte de trás da planta, a fim de conferir nova função ao terraço. “Antes, ele ficava mais a serviço da lavanderia. Propusemos integrá-lo ao quarto”, conta a arquiteta. A abertura de três novas portas (em frente à cama, no corredor e no banheiro) e um delicado trabalho de paisagismo valorizaram esse generoso espaço, tão importante para o clima caseiro desejado pela família.

 

Continua após a publicidade

Ambientes Fluidos

Aberturas maiores para o terraço otimizaram a entrada de luz natural na suíte do casal. Grandes vãos com portas de correr dão conta de integrar ou isolar cômodos como a cozinha e o quarto da filha.

0-apartamento-ganha-maior-integracao-com-terraco-aberto-para-a-suite
Publicidade